Natal de Todos os Povos terá abertura oficial no dia 6 de dezembro

Publicado em 29 novembro de 2019

Decoração e programação são frutos de parcerias da Prefeitura com entidades e empresários locais

A decoração natalina que está sendo montada em Nova Friburgo já desperta a atenção da população pela beleza, reascendendo o espírito de Natal. Além das luzes e guirlandas, a Prefeitura apresenta programação variada e ações de sustentabilidade do projeto “Natal de Todos os Povos”, promovido em parceria com empresários, instituições culturais, escolas particulares, igrejas, Acianf, Nova Friburgo Convention e Visitors Bureau, Sesc, Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, Intertv, concessionárias Energisa, Àguas de Nova Friburgo, EBMA e Nova Faol.

A proposta de todo o projeto é valorizar a cultura local, embelezando a cidade, sensibilizando os cidadãos sobre como reaproveitar resíduos industriais e oferecendo atividades para friburguenses e turistas. Neste ano, a Prefeitura não fará nenhum investimento de recursos públicos para financiar a decoração e programação cultural. A participação do município se dará com apoio logístico, ordenamento do trânsito, suporte para instalação das ornamentações e divulgação.

Vários itens decorativos, que foram utilizados em anos anteriores e fazem parte do patrimônio da Prefeitura, serão reutilizados neste Natal para incrementar a decoração feita pelos parceiros. “A orientação que recebemos do prefeito Renato Bravo é de estabelecer parcerias para que o Natal possa ser viabilizado. Os recursos do município estão sendo direcionados pelo prefeito para áreas essenciais e, através das parcerias, estamos conseguindo entregar um lindo projeto de decoração temática”, ressalta Ricardo Reis, secretário de Turismo.

A inauguração oficial do Natal de Todos os Povos acontece no dia 06 de dezembro, sexta, às 18h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro. Além da chegada e abertura da Casa do Papai Noel, estão previstas as inaugurações das árvores de Natal, da Arena Sustentável e árvores produzidas com resíduos de fábricas locais, além da apresentação do Coral de Alunos do Colégio Anchieta. Há atividades programadas até 06 de janeiro de 2020, quando o projeto se encerra com a Jornada de Reis, reunindo grupos de Folia de Reis.

Segundo o Secretário de Cultura Mário Jorge, serão mais de 50 atrações culturais durante todo o mês de dezembro e início de janeiro, em vários pontos da cidade. “Neste ano, a prefeitura fará a apresentação de uma super programação que foi construída através da participação de forma voluntária de associações, igrejas e instituições culturais do município. Todo esse conjunto cultural visa dar mais visibilidade aos artistas locais, ajudando a proporcionar um lindo Natal para nossa cidade”, ressalta Marinho.

Dentro do projeto Natal de Todos os Povos, o Sesc oferecerá várias atividades gratuitas, entre elas, show de Ivan Lins, Focus – apresentação de dança e o espetáculo “Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças”. Esses eventos acontecem entre os dias 13 e 15 de dezembro.

De acordo com o prefeito Renato Bravo, as parcerias são importantes principalmente nesse época do ano: “é o momento de darmos todos as mãos. É tempo de amor e união. O Natal em Nova Friburgo continuará tendo o espírito de família”.