Biometria para fins eleitorais é tema de palestra em Nova Friburgo

Publicado em 7 outubro de 2019
 
(http://twitter NULL.com/share)

A desembargadora Glória Eloíza Lima da Silva, que também é juíza de direito da 2ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso da comarca da capital, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, falou sobre cadastramento biométrico para as eleições na manhã desta segunda-feira, dia 7, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo. Ela foi recepcionada pelo prefeito Renato Bravo, que ressaltou a importância dos outros temas abordados, os programas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), “O T.R.E. vai à Escola” e “O Eleitor do futuro”. O prefeito informou também que a palestrante falaria à tarde para os professores municipais.

A juíza Glória enfatizou que os eleitores não apenas devem fazer o cadastramento biométrico para as eleições, como também ter a consciência da responsabilidade que é exercer a sua cidadania através do sufrágio universal, que é o exercício do voto. Ela explicou que o seu objetivo é sensibilizar a todos os eleitores para irem até aos cartórios eleitorais e promover a biometrização. Assim, além de terem a certeza de que o voto depositado será o seu efetivamente, vão contribuir com o fortalecimento de todo o processo eleitoral.

Além de ser um processo mais prático e rápido, que vai colaborar para que não haja fila no momento de votar, com a biometria os eleitores contribuem para que o processo eleitoral seja rígido, limpo, transparente, democrático e fortalecido.

Apesar de haver um bom tempo à frente para que todos façam seu cadastramento biométrico, a juíza Glória apela para que ninguém deixe para a última hora, a fim de evitar contratempos e que todos tenham um momento de festividade (como ela comparou a eleição) limpo e com harmonia. Os eleitores podem fazer o agendamento para a biometria no próprio site do T.R.E. ou diretamente nos cartórios eleitorais.

A juíza Glória também é embaixadora de Educação do estado e presidente da Comissão para o voto do preso provisório e do adolescente que cumpre medidas socioeducativas e de outras duas comissões do T.R.E., a de Acessibilidade e de Inclusão Social. Ela foi presenteada pelo prefeito Renato Bravo com o livro que conta a história dos 200 anos de Nova Friburgo e com uma flor.

Os cartórios eleitorais de Nova Friburgo, da 26ª e da 222ª Zonas Eleitorais, funcionam na Praça Getúlio Vargas, 89, no prédio do antigo fórum, no horário das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira.