Comitiva da Secretaria de Agricultura de Maricá visita Nova Friburgo para troca de experiências

Publicado em 12 agosto de 2019

.

Na manhã desta segunda-feira, dia 12, chegou à sede da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Nova Friburgo uma comitiva do mesmo setor da Prefeitura de Maricá. Esta é a segunda visita que os maricaenses fazem aos friburguenses. O secretário de Nova Friburgo, José Adilso Medeiros já esteve em Maricá e as visitas mútuas continuarão visando a troca de experiências, com ênfase no turismo rural.

A visita a Nova Friburgo será feita em dois dias e o secretário visitante, Júlio César, conhecido como Júlio Carolino, somente estará presente no segundo dia. A delegação visitante, que participa desde esta segunda-feira, é liderada pela coordenadora da agricultura familiar, Franciele Ribeiro Teixeira.

José Adilso comentou, na chegada da delegação de Maricá, as visitas já realizadas por equipes das duas cidades e seu desejo de manter esse intercâmbio. “Vamos ver o que podemos somar em termos de melhoria da agricultura nos dois municípios. E o turismo está incluído na agricultura. O turismo rural é muito importante e comum às duas cidades. Vamos conversar e ver o que está funcionando em Maricá e em Nova Friburgo e colher frutos nesse setor”.

Franciele falou de seu trabalho em Maricá. Ela é responsável pelo cadastramento dos agricultores familiares, que fornecem a merenda escolar. Em contrapartida a prefeitura se incumbe da manutenção de caminhões e documentação fiscal, entre outros detalhes. Em Maricá, a prefeitura mantém a fazenda agroecológica, que funciona desde o ano passado e também será destinada ao turismo rural, além de possuir uma casa de farinha, uma queijaria e um restaurante em parceria com o Sebrae e o Senac. Futuramente famílias serão incorporadas para produzir nessa fazenda, com todo suporte técnico. Numa primeira fase, já foram colhidas dez toneladas de melancia e oito mil quilos de abóbora, além de aipim.

No primeiro dia o secretário José Adilso leva os visitantes para uma visita à região de São Lourenço, no distrito de Campo do Coelho, e na terça-feira, à região de Vargem Alta, no distrito de São Pedro da Serra.