Arqueologia é o tema de palestra para alunos de escola municipal

Publicado em 14 agosto de 2019

.

Alunos da Escola Municipal Jardel Hottz, no bairro Braunes, participaram de uma educativa e divertida palestra do Programa de Educação Patrimonial da Fundação Dom João VI. O tema arqueologia foi apresentado às crianças pela arqueóloga Elizabeth Ferreira di Palma Queiroz, integrante do Grupo de Trabalho designado para acompanhamento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Praça Getúlio Vargas.

Cerca de 60 estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental, dos turnos manhã e tarde, aprenderam o que é arqueologia, qual é e como é feito o trabalho do arqueólogo, além de poderem esclarecer várias dúvidas sobre o ofício.  Antes da palestra, em sala de aula com as professoras, as crianças receberam noções dos conceitos, assistiram a filmes e desenvolveram trabalhos escolares relacionados ao tema.

O projeto de Educação Patrimonial está sendo promovido, em modelo piloto, com três unidades escolares simultaneamente: Escola Municipal Jardel Hottz, Instituto de Educação de Nova Friburgo (IENF) e Colégio Nossa Senhora das Dores. Em etapas anteriores, as turmas participantes acompanharam palestras de outros temas envolvendo a história e o patrimônio cultural de Nova Friburgo, e também puderam acompanhar visitas guiadas na Praça Getúlio Vargas.