Projeto apoiado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo leva empreendedores à São Paulo

Publicado em 8 julho de 2019
 
(http://twitter NULL.com/share)

.

Esta última semana foi intensa para três empreendedores friburguenses que participam do projeto Empreendedoras da Moda, realizado pela WM Consultoria Empresarial, organização aliada da Aliança Empreendedora em Nova Friburgo. Os empreendedores das turmas em andamento na nossa cidade, Gilda Maria Martins, Vera Barboza Araújo e Vinicius Teixeira Lopes, acompanhados por Wania Monnerat, participaram de dois eventos em São Paulo, com todas as despesas custeadas pelo projeto.

No dia 2/7 foi o Encontro Nacional de Microempreendedores – Todos Podem Empreender, com o tema Diversidade e Colaboração, onde empreendedores de todo o país que participam de projetos coordenados pela Aliança Empreendedora puderam trocar experiências e conhecerem ideias inspiradoras de diversas regiões. Tendo como resultado a formação de uma rede nacional de empreendedores dos projetos Empreendedoras da Moda – Tecendo Sonhos e Costurando o Futuro. No dia 3/7 foi realizado o Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo, que teve como tema principal Desenvolvimento pela Inclusão Produtiva, onde diversos atores do ecossistema de apoio ao microempreendedor trocaram informações, experiências e conhecimentos para promover a sustentabilidade do ecossistema.

Os empreendedores retornaram muito animados, com várias experiências vivenciadas e inseridos numa rede nacional colaborativa. De acordo com a empreendedora Vera Barboza, “eventos como estes nos fazem entender com mais clareza a importância de instituições públicas e privadas no estímulo e amparo ao empreendedorismo”.

A Aliança Empreendedora é uma Organização Social que fomenta e apoia o empreendedorismo em comunidades de baixa renda, através de projetos de inclusão empreendedora, negócios inclusivos e disseminação da causa. Desde 2005 já apoiou mais de 86.000 microempreendedores em todo o Brasil, oferecendo acesso a conhecimento, investimento, redes e oportunidades de mercado. Em Nova Friburgo estão em andamento quatro turmas do Empreendedoras da Moda, desenvolvido com a metodologia da Aliança Empreendedora, patrocinado pelo Instituto Lojas Renner e com parceria da FIRJAN. Este projeto também está sendo desenvolvido em Petrópolis (RJ), Pomerode (SC) e Jacareí (SP). Em Nova Friburgo, o Empreendedoras da Moda tem como parceiros a Cáritas Diocesana de Nova Friburgo, o Cevest – Centro de Formação do Vestuário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Profissionalizante e Superior da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, além do Senai Moda.