Programa de resistência às drogas forma novas turmas

Publicado em 5 julho de 2019

.

O Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura esteve repleto de alunos de escolas municipais e seus familiares na terça e quarta-feira, 02 e 03 de julho, para a realização das formaturas das novas turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), criado em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Educação e Consulado Americano no Brasil.

Graças à parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e a Polícia Militar, semestralmente, alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal recebem o Proerd nas escolas.

.

Na terça-feira, aconteceu a formatura das turmas das seguintes escolas: Dinah Lantimant Bravo, Anna Barbosa Moreira, Nair de Araújo Rodrigues, Santa Paula Frassinetti, Francisco Silveira e São Judas Tadeu. Na quarta, foi a vez das escolas: Hermínia Condack Silva, Vevey La Jolie, Dante Laginestra, Iza Saippa Ranucci e Helena Coutinho. A escola Pastor Schlupp realizará sua formatura na própria unidade.

O sargento Torres e a cabo Verônica, instrutores dos alunos das escolas que se formaram no dia 02, e a cabo Carolina, instrutora dos alunos formados no dia 03, reforçaram o que foi ensinado durante o Proerd, destacaram o papel da família e parabenizaram os alunos.

.

Estiveram presentes também, na formatura de terça-feira, o secretário de Políticas sobre Drogas, Daniel Lage, representando o prefeito em exercício, Marcelo Braune; o sub-tenente Alan, da Marinha, representando o Sanatório Naval; os Sargentos Cesário e Gualberto, também instrutores Proerd de outros municípios e a representante do secretário de Educação, Igor Pinto, Patrícia Azevedo, subsecretária pedagógica, que preparou uma homenagem para o Sargento Torres, levando um de seus ex-alunos, Gabriel Perdomo, que hoje está com 15 anos e decidiu se tornar policial por conta da atuação do sargento. Foi um momento emocionante principalmente para o Sargento Torres. Da mesma forma, a emoção foi grande quando os alunos premiados, por conta de suas redações, subiram ao palco para ler os respectivos textos. Cada um ganhou um tablet oferecido por patrocinadores parceiros da secretaria. Os alunos premiados foram: Giovanna da Costa Maia, da Escola Municipal Francisco Silveira; Brunny Dutra Castro, da Escola Municipal Dinah Lantimant Bravo e Maria Eduarda Azevedo Marotti da Escola Municipal Professora Helena Coutinho.

Na formatura do dia 03, compuseram a mesa a Tenente Iris, representando o comandante do 11º BPM, Paulo Roberto, os instrutores do Proerd, sargento Torres e Cabo Carolina, as representantes da secretaria de Educação, Cristina Schuenck e Amanda Angra, e o tenente Apolinário, coordenador estadual do Proerd, coincidentemente ex-professor da rede municipal de ensino.

Todas as falas em ambos os dias destacaram a importância da participação dos pais na vida escolar dos alunos e a necessidade de que os ensinamentos obtidos no curso do Proerd prosseguissem nos lares de todos.

As formaturas do Proerd sempre se encerram com a canção do programa e todos os alunos participam, após prestarem juramento de seguir os ensinamentos do curso e receberem seus certificados. Neste ano, antes da canção Proerd, houve também apresentação de alunos da escola Santa Paula Frassinetti, na terça-feira, e dos alunos da escola Helena Coutinho, na quarta. Encerrando as formaturas com muita alegria e fotos.