Programa Cidade Solidária é aprovado em Conselheiro

Publicado em 17 junho de 2019

.

Depois do sucesso da realização do projeto de ação social Cidade Solidária, na sexta-feira, dia 14, promovido pela Prefeitura de Nova Friburgo no distrito de Conselheiro Paulino, as atividades voltaram a agradar o público no fim de semana. No sábado, 14, e domingo, 15, foram registradas filas em alguns estandes mais concorridos e nos brinquedos colocados à disposição do público infantil. A coordenadora, primeira-dama Cristina Bravo, e o prefeito Renato Bravo, prestigiaram o Cidade Solidária nos três dias de realização.

.

No sábado, dia 15, as atividades começaram com fila no Espaço Estação Saúde para verificação da pressão arterial e teste de glicose. Havia fila também no estande da Fundação Leão XIII para documentação, tendo a segunda via da carteira de identidade se destacado na procura. Uma exposição de fotos, antigas e atuais, dispostas por Gustavo José Knust e promovida pelo Ponto de Cultura local de Conselheiro Paulino, também chamou a atenção.

Na área de lazer, meninos jogavam futvôlei, e meninas peteca, entre as demais brincadeiras. Outras crianças curtiam desenhar e pintar no estande da Frionline. Foi muito apreciada também a apresentação dos integrantes do Projeto Virando o Jogo, do bairro Terra Nova, com demonstração da karatê. A agitação da galera ficou por conta do aulão de dança do professor Gamel. Até o “mosquito da dengue” (boneco de espuma da Secretaria de Saúde e Subsecretaria de Vigilância Ambiental) entrou na dança.

.

Já no domingo, dia 16, predominou no início das atividades o número de crianças na área de lazer, animadas pelas encenações de Belinha e sua Malinha. A zumba do professor Tiago atraiu inicialmente as meninas, mas, depois, os adultos também requebraram. O estande da Secretaria de Ciência e Tecnologia, com o Mundo dos Games, esteve muito concorrido. Entre os serviços ganhou destaque os cuidados com a beleza, prestados por cabeleireiras do Senac e outros voluntários que movimentaram os cortes de cabelo, escovas, tranças, manicure e design de sobrancelhas.

Números dos atendimentos do Cidade Solidária
Secretaria de Assistência Social: 398;
Secretaria de Cultura: 308;
Secretaria de Educação: 2.110 – atendimentos: 49,
Biblioteca Móvel: 559, fotos (participação na ação): 848, visita de escolas: CMEI Franz Haug – 60, colégios Décio Monteiro Soares – 167, Rui Barbosa – 189, Lafayette Bravo – 100, e Luiz Carlos Veronese – 138, e Eco Ônibus: 792;
Secretaria de Saúde: 602 – aferição de pressão: 58, mamografia: 85, consultas médicas: 15, consultas de enfermagem: 53, Saúde Mental: – Programa de Saúde Escolar (PSE): 259, Saúde do Idoso: 4, atendimento de vigilância: 28, vacinas HPV: 3, avaliação da caderneta de vacina/orientações: 10, atendimentos do Programa de Saúde (orientações): 82, e preventivos: 5;
Secretaria de Finanças/RH: 21;
Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana: 10;
Secretaria de Meio Ambiente: 2;
Subea: 30 – adoção: 20; Secretaria de Obras: 1;
Secretaria de Governo/Ouvidoria: 10;
Secretaria de Serviços Públicos/Iluminação: 15;
Subprefeitura de Conselheiro Paulino: 10;
Secretaria de Defesa Civil: 20;
Secretaria de Ciência e Tecnologia: 65;
Games/Frionline: 322;
Secretaria de Agricultura: 12;
Secretaria de Esporte: 2.350; brinquedos + algodão-doce + pipoca – 6.228;
Procon: 34;
Secretaria de Política sobre Drogas: 87.

Serviços de corte de cabelo: 119;
Farmácia Estação Saúde – aferição da pressão arterial e teste de glicose: 480;
Fundação Leão XIII: 105;
Águas de Nova Friburgo: 7;
Design de sobrancelhas: 181;
Detran: 140; esmaltação: 205;
Corpo de Bombeiros: 85;
Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Nova Friburgo (OAB-NF): 227.
Total: 14.996

.

A coordenadora do Cidade Solidária e primeira-dama, Cristina Bravo, considerou a ação em Conselheiro Paulino um sucesso. Para ela, ultrapassou as expectativas, principalmente por ter visto as pessoas sendo atendidas pelas equipes das diversas secretarias presentes e a criançada curtindo os seus momentos de lazer. “Nós só temos a agradecer a todos que colaboraram, aos parceiros… o Cidade Solidário é grande exemplo da prefeitura estar próxima da comunidade numa ação em conjunto com parceiros, um trabalho que resultou nesse sucesso todo”, afirmou.

.

“Um sucesso devido à participação da comunidade de Conselheiro Paulino, das crianças, das famílias, com tempo bom e calor humano”. Assim se expressou o prefeito Renato Bravo sobre o Cidade Solidária no 6º distrito. Para ele, esse programa veio para ficar. Ele disse isso baseado nos atendimentos, pela participação da população e pelas parcerias firmadas. “Eu estou muito feliz e, com certeza, a população de Conselheiro Paulino se sentiu acolhida”, comentou o prefeito.

E Renato Bravo aproveitou a oportunidade para convidar os moradores do distrito de Campo do Coelho – Conquista, Salinas, São Lourenço e outras localidades do 3º distrito – para participar do Cidade Solidária a ser realizado nos dias 26, 27 e 28 de julho, no Mercado do Produtor da Região Serrana, da Ceasa, em Conquista. “Eu quero convidar o pessoal de toda aquela região para participar conosco, pois vamos prestar todo o atendimento com muito amor e carinho”, finalizou o prefeito.