Desfile cívico-militar neste dia 16 de maio marca os 201 anos de Nova Friburgo

Publicado em 14 maio de 2019

.

O desfile em comemoração ao 201º aniversário de Nova Friburgo será realizado nesta quinta-feira, dia 16, feriado municipal. Inicialmente haverá o cerimonial com a concentração dos militares em frente à sede da prefeitura, na Avenida Alberto Braune, 225. Em seguida, as autoridades seguem para o palanque oficial, na mesma avenida, e o desfile terá início às 8h30. Primeiramente desfilam as instituições militares e depois os educandários e demais entidades civis.

A solenidade de hasteamento das bandeiras está prevista para as 8h, na panóplia da prefeitura, com a execução dos hinos Nacional Brasileiro e de Nova Friburgo, a cargo da Banda Euterpe Friburguense. Logo após, o prefeito Renato Bravo passa a tropa em revista e segue, com as demais autoridades, para o palanque oficial.

A primeira parte do desfile tem início previsto para as 8h30 e conta com as bandas Campesina Friburguense, Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais e Musical Tipo 4; Sanatório Naval de Nova Friburgo, Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, Sociedade Amigos da Marinha, Projeto Força no Esporte, Banda de Música do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Petrópolis, Tiro de Guerra de Nova Friburgo, Polícia Militar, Projeto Solução, 6º Grupamento de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal e Banda Euterpe Friburguense.

A segunda parte do desfile será aberta às 9h15 pela Associação dos Países Formadores de Nova Friburgo e segue com o Colégio Cêfel, União Brasileira de Trovadores (UBT), Secretaria Municipal de Agricultura, Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo (Acanf), Moto Clube Águias de Cristo, Amigos da Serra Moto Clube, Colégio Estadual Canadá, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Espaço de Convivência Zelma Mussi Gervásio, Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, Centro Educacional Monnerat – Escola Pontinha de Sol, Aliança Francesa, Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape), Clube de Desbravadores Caledônia, Casa da Criança, Núcleo Central da Secretaria Municipal de Educação, Associação dos Agentes de Saúde – São Geraldo e Colégio Odette Penna Muniz (Coral da Educação Infantil).

O desfile segue com os Centros de Educação Infantil (Cmeis), Mediadores de Necessidade Educativa Especial (NEE), escolas municipais Vevey la Jolie, Bernardo Pacheco, Dinah Lantimant Bravo, São Pedro da Serra, Décio Monteiro Soares, Florândia da Serra, Iza Saippa, Jardel Hottz, Dante Magliano, Batista, Santa Paula Frassinetti, Anna Barbosa Moreira, Alcides Brantes, Vale de Luz e Padre Rafael; Projeto Superando Índices e Garantindo Avanços (Siga), E. M. de Educação Especial Neuza Brizola, Educação de Jovens e Adultos (EJA), banda do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira, Associação Friburguense de Karatê, E. M. Helena Coutinho, Escola de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima, Ibelga, Colégio Municipal Rui Barbosa, Banda Euterpe Lumiarense, Biblioteca Móvel, Educandário Miosótis, Paradox Coral, Coro Lírico Acrópolis, Aldeia da Criança Alegre – Kinderdorf Rio e Projeto Social Boletim Abadá Capoeira.

O Colégio Modelo, que comemora seu centenário, dá continuidade ao desfile com seus ex-alunos, seguido pelo Coral São Francisco de Assis, Inec, Silvana Gym, Colégio Nossa Senhora da Mercês, Lions Clube de Nova Friburgo, Lions Clube de Conselheiro Paulino, Centro Educacional Assed, Associação dos Cervejeiros Artesanais (Acerva), Academia Brasilian Figth BJJ, Agenda 21, banda do Ponto de Cultura de Olaria, Centro Preparatório Maximus (CPM) e ex-alunos do Colégio Anchieta.