Teatro Municipal será palco de comemoração por datas sobre livro

Publicado em 15 abril de 2019

.

Abril é um mês com duas datas comemorativas sobre livros. Na próxima quinta, 18, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, data escolhida em homenagem a Monteiro Lobato, escritor que se dedicou à literatura infantil no Brasil. E no dia 23 de abril é celebrado o Dia Mundial do Livro, por decisão da Unesco em 1995. A data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os homens oferecem às suas “damas” uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro. Além disso, simultaneamente, é prestada homenagem à obra de grandes escritores falecidos neste dia, como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de La Vega. Inicialmente, as ações comemorativas aconteceriam na Estação Livre, mas houve necessidade de alterar o local e a data também teve que ser mudada.
Por isso, o evento acontecerá no dia 16 de abril, nesta terça-feira, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, das 10h às 16h. Durante a manhã, o local será visitado por 350 alunos de creches municipais e ensino fundamental para ouvir contação de histórias com a equipe da Biblioteca da Secretaria de Educação. À tarde, será a vez de cerca de 500 alunos  – da educação infantil, 1º e 2º anos – se divertirem com a apresentação de “Belinha e sua Malinha”. Nesse período, haverá sorteio de livros.
Neste ano, a comemoração pelo Dia Nacional do Livro Infantil e do Dia Mundial do Livro é uma ação conjunta das coordenações da Biblioteca e Educação Infantil, da Secretaria de Educação, e da Biblioteca Pública, da Secretaria de Cultura.