Nova Friburgo realiza ações na Semana Nacional do Programa de Saúde na Escola

Publicado em 10 abril de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica e Coordenação do Programa Saúde na Escola, promoveu, na manhã desta quarta-feira (10), uma capacitação voltada para todos os diretores da rede municipal de Ensino. A iniciativa faz parte da Semana Nacional do Programa Saúde na Escola, cujo tema escolhido para esta edição é Imunização.

O encontro, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo César Guinle, trouxe informações atualizadas aos profissionais da Educação sobre a importância da vacinação para prevenir doenças e como funciona a Caderneta de Vacinação, além de esclarecer dúvidas sobre a rede de proteção à criança e combate à reprovação e evasão escolar. Entretanto, o objetivo principal foi qualificar os representantes das unidades escolares como multiplicadoras de ações de cuidado e promoção da saúde.

Inicialmente, as orientações foram direcionadas para aqueles que trabalham com a Educação Infantil e, em um segundo momento, para diretores de escolas com alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental. A divisão possibilitou abordar o calendário vacinal pela faixa etária dos alunos.

As palestras da capacitação foram promovidas pelas equipes da Secretaria de Saúde e Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Educação, Universidade Estácio de Sá, Casa da Criança e do Adolescente e Missão Peixes. Na segunda-feira (08), professores e alunos da Creche Otelina de Sá Martins Condack, em Conquista, participaram de ações de promoção de saúde realizadas no âmbito da Semana Nacional. Na terça-feira (09), foi a vez da Creche Dolores de Sá Schuenck, em Centenário. As ações prosseguem agora até o final da semana nas Estratégias de Saúde da Família.

Programa Saúde na Escola:

A iniciativa é uma ação intersetorial, realizada pelas secretarias de Saúde e Educação, com apoio do prefeito Renato Bravo, para promover o acompanhamento e proteção da saúde dos estudantes, visando o desenvolvimento pleno do processo educacional e maior rendimento escolar.

FOTO: Daniel Marcus