Iluminação Pública: equipes atuam dia e noite para atender pedidos de manutenção

Publicado em 15 abril de 2019

.

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, segue trabalhando para recuperar todos os pontos de iluminação pública que estavam apagados. Desde a chegada de veículos específicos para realização dessa manutenção, em fevereiro, as equipes têm se esforçado para atender todas as Ordens de Serviços com pedidos em aberto.
Cada pedido de manutenção feito ao Setor de Iluminação Pública gera uma ordem de serviço. Em dois meses de atividade, mais de 2.400 ordens de serviço já foram atendidas, uma média de 120 por dia, e cerca de 2.200 ainda estão no cronograma de execução.

Para atender toda essa demanda, dois caminhões com escada magirus e uma caminhonete operam dia e noite na cidade, no horário das 7h às 16h e das 19h às 04h. Ao todo, são três eletricistas atuando durante o dia e outros dois à noite. Além das ordens de serviço, o atendimento é feito por ronda em localidades onde há maior necessidade e em áreas com superpostes.

No último fim de semana, foi concluído o serviço de manutenção em todo corredor de superpostes na Avenida Emil Cleff, no bairro Ypu. As luzes dos superpostes da Via Expressa, em Olaria, também foram substituídas. As lâmpadas utilizadas nestes pontos são de 400 watts, com reator interno. Isso porque essas áreas possuem maior fluxo de veículos e exigem iluminação mais potente para garantir a segurança do tráfego de veículos.

.

Paralelamente, as equipes que executam a manutenção da iluminação pública também estão substituindo relés antigos que deixam as lâmpadas acesas sem necessidade durante o dia e, assim, corrigem o problema.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Amarílio Salarini, “a expectativa é executar todas as ordens de serviço abertas em até um mês. A partir do momento em que todas elas estiverem concluídas, a equipe atenderá os novos pedidos em até 24 horas”.

Para que o município não fique sem a prestação do serviço, por determinação do prefeito Renato Bravo, o processo para contratação de uma empresa especializada na manutenção da iluminação pública está em andamento. A nova licitação já possui Termo de Referência pronto e está na fase de cotação. O novo edital vai contemplar uma quantidade expressiva de luminárias de led, que contribuem para a diminuição das despesas de consumo e aumentando a eficiência da iluminação das ruas de Nova Friburgo.