Três unidades de saúde disponibilizam vacina BCG para crianças em Nova Friburgo

Publicado em 14 março de 2019
 
(http://twitter NULL.com/share)

A BCG é uma vacina indicada para prevenção da tuberculose e é normalmente administrada logo após o nascimento dos bebês crianças. Ela não impede a infecção e nem o desenvolvimento da doença, mas impede enfermidades mais graves como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa. Por isso, essa imunização faz parte do calendário básico de vacinação das crianças e deve ser administrada a partir do nascimento até os cinco anos de idade.

A vacina é composta por bactérias da estirpe Mycobacterium bovis BCG com virulência diminuída (Bacillus Calmette-Guérin), que estimulam o organismo a produzirem anticorpos contra a doença. As doses são distribuídas pelo Ministério da Saúde para todos os municípios brasileiros.

Esta é a segunda vacina administrada nos bebês depois do nascimento e deve ser aplicada o quanto antes. Em Nova Friburgo, a BCG é disponibilizada em três postos de saúde: Sylvio Henrique Braune (Suspiro), Waldir Costa (Conselheiro Paulino) e Tunney Kassuga (Olaria). No ato da imunização, é indispensável que os pais ou responsáveis apresentem a certidão de nascimento, carteira do Sus e cartão de vacinação do menor.

Por muito tempo, no Brasil, era realizada a revacinação em crianças que não desenvolviam a cicatriz vacinal. Entretanto, em fevereiro de 2019, as coordenadorias de imunização dos municípios receberam uma Nota Informativa do Ministério da Saúde orientando a não vacinação nestes casos. A determinação é baseada em um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde que atesta a eficácia da proteção mesmo em casos da falta da cicatriz vacinal da BCG.

DIAS E HORÁRIOS DA VACINAÇÃO:
Posto de Saúde Sylvio Henrique Braune (Suspiro) – toda segunda e quinta-feira, das 08h às 12h;
Posto de Saúde Waldir Costa (Conselheiro Paulino) – toda quarta-feira, das 08h às 12h;
Posto de Saúde Tunney Kassuga (Olaria) – toda terça-feira, das 08h às 12h.