Secretaria de agricultura promove palestras para produtores rurais

Publicado em 13 março de 2019
 
(http://twitter NULL.com/share)

.

Novas regras para descarte de defensivos foi um dos temas abordados

 

Conscientizar sempre é preciso. Por isso, a equipe da Secretaria de Agricultura de Nova Friburgo está realizando, nesse mês de março, uma campanha para esclarecer questões sobre o uso correto de defensivos agrícolas nas associações de produtores rurais.

Esta semana, o encontro foi realizado para tirar as dúvidas da comunidade de Vargem Alta, a maior produtora de flor de corte do estado.

Dezenas de associados participaram ativamente da palestra que além orientar sobre o uso correto dos EPI´s, também teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre as mudanças na forma de comprar e devolver as embalagens de defensivos. “A partir deste ano (2019), a responsabilidade de entrega das embalagens será do produtor, pois todas as compras serão lançadas no CPF e só serão retiradas após a devolução”, explicou o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural , Miguel Schuenck.

.

Outro assunto que ganhou destaque foi a apresentação sobre o painel fotovoltaico com “Medidor Bidirecional”, para geração de energia limpa. Isso porque uma das metas da Secretaria de Agricultura é levar tecnologia e inovação às áreas rurais do município.
Nesse sentido, o gerente geral do Banco do Brasil em Nova Friburgo, Wellington Jaccoud, palestrou sobre as políticas públicas direcionadas aos agricultores familiares. Foi abordada por ele a possibilidade do investimento em inovações tecnológicas para reduzir o uso de agrotóxico, através do programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf.

A Embrapa Solos também marcou presença. Geidinara Gravino, técnica de laboratório, falou sobre o Projeto Fertimóvel e da importância da análise de solo na atividade rural.

 

Próxima ação já tem data marcada

 

O recolhimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas está agendado para o dia para o dia 27 de março, com objetivo de limpar o campo e informar os demais produtores sobre as mudanças. Esta ação será uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, AFLORALTA e ARASEF.

 

Matéria: Talitha Santos

Fotos: Divulgação / Sec. Agricultura