Projeto de revitalização paisagística de Nova Friburgo segue a todo vapor

Publicado em 5 fevereiro de 2019

.

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está conduzindo um trabalho de revitalização de espaços públicos com flores e plantas ornamentais. Vários pontos da cidade já receberam o projeto cujo objetivo é trazer mais beleza para o dia a dia do cidadão friburguense.

Atualmente, o secretário Amarílio Salarinei e seus funcionários estão finalizando a recuperação do canteiro que divide as pistas na Avenida Julius Arp, no trecho em frente ao Senai Espaço da Moda. Todo o piso precisou ser refeito e agora, vai receber pintura. No local, a Prefeitura já havia instalado jardineiras, feitas na própria Secretaria de Serviços Públicos, e plantou jasmim do cabo e lobélia, seguindo o projeto paisagístico da Praça Marcílio Dias, no Paissandu.

Já o chafariz da Praça Getúlio Vargas, no Centro, recebeu mudas de beijos americanos, assim como as áreas em frente ao Clube de Xadrez e ao Hemocentro. Nestes pontos, o replantio é feito todo domingo, já que muitas flores acabam sendo arrancadas ou furtadas. O mesmo ocorre em vários outros pontos da cidade que passaram pela revitalização, e isso prejudica a manutenção dos espaços.

.

Em breve, a Praça Getúlio Vargas receberá novas mudas de azalea, espécie muito resitente ao clima. Às margens da RJ 116, na altura da antiga Fábrica Ypu, hortênsias começaram a ser plantas. Estas mudas foram reproduzidas no horto, em caixas de leite por empresários para reaproveitamento.

Todas as mudas de plantas ornamentais, flores e árvores nativas, utilizadas pela Prefeitura nos projetos paisagísticos são cultivadas no Horto Municipal. Em alguns casos elas também são destinadas para reflorestamento.