Ano letivo começou com professores animados

Publicado em 7 fevereiro de 2019

Mais de 18 mil alunos voltaram a estudar nesta última quarta-feira, dia 06, dando início ao ano letivo de 2019. A secretaria de Educação realizou dois dias de capacitação, formação e acolhimento com centenas de professores, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura na segunda e terça-feira, 04 e 05.

Os professores lotaram o local e assistiram palestra sobre Matriz Filosófica e sua importância, e sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a necessidade da sua colocação em prática, elaborada a partir das propostas dos próprios docentes. Além de palestra sobre abordagens ativas, metodologia, planejamento, gameficação e outros assuntos com o professor, formador e pesquisador em Educação, novas metodologias e tecnologias digitais, Sandro Ribeiro.

.

Mas toda a programação foi conduzida com muita leveza, alegria, animação e humor, fazendo dos encontros momentos de formação com divertimento. Para levantar o astral de todos, houve a apresentação de um grupo da escola de samba Imperatriz de Olaria e do grupo As Fulanas, ambos fizeram os professores se levantar e dançar.

Além disso, foram sorteados vários brindes, entre livros e agendas, e diversos cursos de extensão oferecidos por instituição de EAD. Antes dos sorteios, na manhã dessa terça-feira, o prefeito Renato Bravo falou rapidamente, desejando um excelente ano letivo para todos e se emocionou ao falar na sua família, formada por vários professores, especialmente sua irmã Rejane, já falecida. O secretário de Educação, professor Igor Pinto, também parabenizou os professores e elogiou o trabalho realizado por eles, e disse que esperava que o novo formato de acolhimento dos professores, realizado pela subsecretária pedagógica, professora Patrícia Azevedo, e toda a equipe, tivesse agradado. “Essa é a forma como gostaríamos de ser recebidos”, declarou.

À tarde, a programação foi a mesma, com novos sorteios e as mesmas apresentações, pois a participação dos professores aconteceu de acordo com seu turno de trabalho. O secretário Igor Pinto aproveitou a ocasião para agradecer pela oportunidade de estar à frente da Secretaria de Educação, junto com a subsecretária Patrícia Azevedo, ambos professores concursados da rede municipal. “Viemos do “chão da escola” e conhecemos a realidade da rede”, concluiu. Pela primeira vez, na história recente de Nova Friburgo, a secretaria é gerida por concursados da própria rede municipal de ensino.