Secretaria Municipal de Saúde dá importante passo para implantação de projeto que beneficia pessoas com deficiência em Nova Friburgo

Publicado em 9 janeiro de 2019

A Secretaria de Saúde alcançou uma importante vitória para implantar um atendimento habilitado para pessoas com deficiência em Nova Friburgo. A proposta de um convênio com a Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Nova Friburgo (APAEfoi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e vai permitir que a Prefeitura um Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Centro Especializado em Reabilitação (CER)

projeto passou pelo crivo do Conselho nesta segunda-feira (07) e foi aprovado por 11 votos, com uma abstenção. Com esse consentimento, a Secretaria de Saúde deverá ainda submeter a proposta à Comissão Intergestores Regional Serrana (CIR) e, posteriormente, ao Ministério da Saúde. Após a conclusão deste protocolo, a regulamentação e a definição do repasse de subsídio serão formalizados junto ao Ministério. A expectativa é celebrar o convênio e iniciar os atendimentos em até dois meses.

O CER é um espaço voltado para atendimento interdisciplinar de reabilitação psicomental, via Sistema Único de Saúde e prevê serviços de diagnóstico e tratamento para crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais. Em Nova Friburgo, ele funcionará no complexo da APAE, que já conta com a estrutura física e o corpo médico-técnico necessários, com enfermeiros, psiquiatra, neurologista, terapeuta, fonoaudiólogo, dentista e outros profissionais. Quando o Centro Especializado em Recuperação estiver apto para receber os pacientes, os agendamentos de triagem serão realizados pela Secretaria de Saúde, através do Sisreg.