Secretaria de Esportes acolhe atleta de arco e flecha

Publicado em 9 janeiro de 2019

A jovem Françoise Villeneuve Chevrant, de 17 anos, é atleta de tiro com arco e está morando em Nova Friburgo há 11 meses. Natural de São Gonçalo, ela procurou a Secretaria Municipal de Esportes em busca apoio para realizar seus treinos. Recebida pelo secretário Waldemir Caetano, Françoise deixou a reunião com dois espaços liberados para iniciar sua preparação e vai representar a cidade serrana nas competições.

A esportista de alto rendimento é uma das promessas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Seleção Brasileira de Tiro com Arco. Ela é considerada uma das três melhores atletas brasileiras da categoria juvenil na modalidade arco-olímpico. Françoise fez parte da Seleção Brasileira que participou do Campeonato Sulamericano de 2016, na Argentina e, em sua carreira, já contabiliza 19 medalhas em competições nacionais e internacionais, como a Copa Rio.

Em 2018, depois de se recuperar de uma lesão, a atleta voltou a treinar. Hoje, seu principal objetivo é participar de seletivas para pontuar e integrar a seleção que representará o Brasil no Campeonato Mundial de Tiro com Arco 2019 e Olimpíadas de Tóquio, em 2020. Para isso, ela precisa intensificar os treinamentos, já que seu próximo compromisso é o evento Vegas Shoot, que reunirá cerca de quatro mil atletas nos Estados Unidos, em fevereiro deste ano.

Para o secretário de Esportes, o incentivo, a dedicação e o treino são fundamentais para o bom rendimento dos atletas. “Por orientação do prefeito Renato Bravo, a gente tem sempre a porta aberta para os atletas que nos procuram em busca de apoio. E nós conseguimos parcerias importantes para Françoise buscar seus resultados. Ela agora poderá treinar no Roqueano Social Clube e no nosso Ginásio Adhemar Combat (Olaria). Assim, ela poderá realizar sua rotina diária de seis horas de treino sem precisar ir a outro município para isso”, comemorou o secretário.

Fotos: Rogério Dias