Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis se integram em prol do Parque Tecnológico da Região Serrana

Publicado em 11 janeiro de 2019

Alterdata, maior empresa de software do Estado, implantará centro de desenvolvimento

em Nova Friburgo

.

Secretários municipais de ciência e tecnologia, desenvolvimento econômico e trabalho dos municípios serranos Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo se reuniram na sede da Alterdata Software, na manhã da última quarta, 09, para retomar as tratativas visando à estruturação do Parque Tecnológico da Região Serrana. A iniciativa tem por objetivo conjugar esforços das prefeituras, instituições de ensino e pesquisa e setor empresarial com a finalidade de fortalecer as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis como polos de atração e desenvolvimento de soluções tecnológicas que trabalhem na fronteira do conhecimento, notadamente nas áreas de
tecnologia de informação e engenharia. Durante a reunião, foram debatidos projetos a serem apresentados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, em Brasília, ainda no primeiro trimestre, com o objetivo de incrementar a economia da região, através do investimento em tecnologia e inovação, buscando a geração de novos negócios e empregos.

.

Juntas, as três cidades contam atualmente com cerca de 130 empresas trabalhando na produção de software, de novas tecnologias, telecom, em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, empregando mais de 3 mil funcionários.

O encontro contou com a presença de Marcelo Simões (diretor de relações institucionais de ciência e tecnologia), Marcio Campos e Leonardo Sindor, representando a prefeitura de Petrópolis. Teresópolis foi representada pelos secretários municipais Rolf Danziger (ciência e tecnologia) e Vinicius Oberg (trabalho, emprego e economia solidária), além de Marcelo Oliveira, fundador do Movimento Empreendedor. Marcelo Carius, presidente do SerraTec, e o arquiteto de sistemas Filipe Gialluisi também participaram.

A prefeitura de Nova Friburgo, por sua vez, esteve representada pelo secretário e subsecretário de ciência, tecnologia e inovação, Marcelo Verly e Loyola Bechara. “Nova Friburgo avançará muito em 2019 no fortalecimento de nosso ecossistema de inovação, através do planejamento conjunto que estamos realizando em parceria com o SEBRAE, universidades e representantes de setores tecnológicos. A integração com Teresópolis e Petrópolis contribuirá para a ampliação da visibilidade de nossa região como polo de soluções tecnológicas de qualidade.”, declarou Verly ao final do encontro.

.

Fundador e sócio da Alterdata Software, Ladmir Carvalho, que sediou a reunião, entusiasta do projeto, anunciou na ocasião a implantação de Centro de Desenvolvimento de Software em Nova Friburgo, mais precisamente no Espaço ARP, com a geração de 30 (trinta) postos de trabalho para profissionais de tecnologia da informação: “A origem de nossa empresa se deu em Petrópolis, nos estruturamos e crescemos muito em Teresópolis e, visando contribuir de forma efetiva para essa integração entre os três municípios, além de desenvolver uma nova experiência de modelagem de gestão, iremos implantar este Centro de Desenvolvimento em Nova Friburgo. Estamos muito animados!”, declarou Ladmir.

O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, idealizador do Mercoserra, proposta de integração econômica dos principais municípios serranos, considera de extrema importância a vinda da unidade de desenvolvimento da Alterdata para a cidade: “Essa notícia muito nos alegra, contribuindo sobremaneira para acelerar essa integração das principais cidades serranas e oferecer novas oportunidades de trabalho para nossos formandos na área de informática.”

Fotos: Jorge Maravilha – Prefeitura de Teresópolis