Conselheiro Paulino recebe Festival de Folia de Reis no próximo final de semana

Publicado em 15 janeiro de 2019

Nova Friburgo terá um fim de semana dedicado a uma das maiores festas da cultura popular brasileira. O distrito de Conselheiro Paulino recebe, mais uma vez, o Festival de Folia de Reis, no sábado (19), a partir das 18h, e no domingo (20), das 09h às 22h. Mais de 20 grupos se apresentarão no Presépio montado na Praça Lafayete Bravo.

O festival acontece anualmente há aproximadamente meio século e, neste ano, a expectativa é que seja um dos maiores de todos os tempos, tendo em vista a participação de nove dos maiores e principais grupos oriundos de outras cidades da região, como Cordeiro, Macuco, Duas Barras, Bom Jardim e Trajano de Moraes. A programação inclui ainda uma homenagem, no domingo, ao Mestre Horizonte, um dos principais incentivadores desta tradição, que faleceu no final do ano passado.

.

De acordo com o presidente da Associação dos Grupos de Folias de Reis, João Batista Bertolino Braga, “este será um evento de bastante ênfase na região e terá a participação das maiores folias de Nova Friburgo. Além disso, na praça também terá barracas e brinquedos”.

Para o secretário de Cultura, Mario Jorge, “Nova Friburgo é uma referência na região e no estado do Rio de Janeiro quando se fala em Folia de Reis. E esse evento ajuda a manter essa festa de fé e tradição, que conta com total apoio do prefeito Renato Bravo e subvenção da Prefeitura de Nova Friburgo”.

O tradicional evento é uma realização da Associação dos Grupos de Folias de Reis de Nova Friburgo e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Esta edição do festival conta ainda com o apoio do Sesc, das secretarias de Turismo e Ordem e Mobilidade Urbana, além da Subprefeitura de Conselheiro Paulino.