Procon de Nova Friburgo faz alerta sobre as compras de final de ano

Publicado em 26 dezembro de 2018
 
(http://twitter NULL.com/share)

O fim de ano chegou e com ele vem as compras de Natal. Mas, antes, é importante lembrar de alguns pontos que se tornam essenciais nesta hora para não cair em questões que podem trazer possíveis dores de cabeça.

O Procon de Nova Friburgo ressalta que o melhor é evitar compras por impulso, não se deixar levar por qualquer oferta e sempre pesquisar os preços, exigindo a nota fiscal ao adquirir um produto. Lembrando que o comércio tem direito de aceitar ou não cheques e compras parceladas. Porém, seguros e garantias estendidas oferecidos por comerciantes são considerados como venda casada, ou seja, é crime.

Procon de Nova Friburgo faz alerta sobre as compras de final de ano

Sobre a troca de uma mercadoria, vale lembrar que o lojista não tem obrigação de trocar quando não há defeito, entretanto, quando há o defeito, é aconselhável retornar ao estabelecimento imediatamente, apesar de no Código de Defesa do Consumidor constatar que o prazo legal é de até 30 dias para mercadoria não durável e 90 para durável. No caso de produtos encomendados que chegam depois do prazo e com defeito, os consumidores podem reaver o valor.

As compras feitas pela internet também tem as suas ressalvas. É fundamental estar atento ao site, evitar sites desconhecidos e pesquisar sua confiabilidade. Para trocar o produto não necessariamente deve apresentar algum defeito, basta não ter ultrapassado o prazo de sete dias úteis.

Qualquer problema com a mercadoria comprada deve ser levada até a loja responsável, caso não se resolva, o Procon de Nova Friburgo está disponível para auxiliar e orientar o comprador. O endereço é Avenida Alberto Braune, n° 221, Centro (antiga Rodoviária Leopoldina). Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h. O telefone é (22) 2525-9178 ou 2525-9179.