Emoção marca formatura de alunos em programa contra uso de drogas

Publicado em 4 dezembro de 2018

Graças à parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e a Polícia Militar, semestralmente, alunos do ensino fundamental da rede municipal recebem o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que existe desde o ano de 1992, em consequência de uma parceria entre a Polícia Militar, a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e o consulado americano no Brasil, com o objetivo de atender aos anseios de escolas de alertar as crianças dos malefícios causados pelo envolvimento com as drogas e tentar mostrar-lhes os caminhos para um futuro melhor.

Neste final de novembro, nos dias 28 e 29, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, foram realizadas as formaturas das turmas das escolas: Acyr Spitz, Anna Barbosa Moreira, Bernardo Pacheco, Francisco Silveira, Hermenegildo Gripp, Iza Saippa Ranucci, Izabel Gomes Siqueira, João Vicente Valladares, Miguel Raymundo de Moraes Bittencourt, Santa Paula Frassinetti e São Pedro da Serra. As escolas Acyr Spitz, Amâncio Mário Azevedo, Maximillian Falck, Alberto Meyer e Pastor Schlupp realizarão suas respectivas formaturas nas próprias unidades.

​​Com a presença de alunos, pais e responsáveis, as formaturas foram alegres e emocionantes. No primeiro dia, o depoimento da secretária municipal de Assistência Social, Emmanuele Marques Mendonça, que foi aluna do Proerd há mais de 20 anos, quando era aluna do Colégio Odette Pena Muniz, que considerava seu instrutor à época como um pai e falou da sua tristeza em não ter podido ir à formatura e nunca mais ter encontrado o sargento Breder. O comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, coronel Castelano, surpreendeu a todos anunciando a presença do hoje subtenente Breder, que subiu ao palco para abraçar a ex-aluna de Proerd. Foi um momento de muitas lágrimas, seguido da fala das autoridades presentes e da alegria da premiação da melhor redação sobre o programa e os aprendizados absorvidos.

​​Para o prefeito Renato Bravo, a formatura era um momento de agradecimento e parabenização. Elogiou o depoimento da secretária Emmnuele, “um depoimento corajoso que mostra a força da mulher e mostrou como é importante a valorização da mulher no país”, declarou o prefeito. Renato Bravo parabenizou o trabalho dos instrutores e professores, desejou que os alunos se tornassem multiplicadores dos ensinamentos do programa e que o Proerd perdure por muitos anos.

O coronel Castelano, articulador da surpresa para a secretária Emmanuele, destacou o trabalho realizado pelos instrutores, graças à parceria com a secretaria de Educação, diretores e professores, parabenizou os alunos e encerrou sua fala afirmando que “o bem sempre prevalecerá”.

“o bem sempre prevalecerá”

A subsecretária pedagógica Patrícia Azevedo, representando o secretário de Educação, professor Renato Satyro, disse “precisamos salvar nossas crianças para que o futuro delas não seja mais uma história que assistimos todos os dias em noticiários e jornais. Nossa intenção é formar cidadãos atuantes e capazes de fazerem suas próprias escolhas”.

O sargento Torres, instrutor dos alunos das escolas que se formaram no dia 28, e as cabos Verônica e Carolina, instrutoras dos alunos formados no dia 29, reforçaram o que foi ensinado durante o Proerd, destacaram o papel da família e parabenizaram os alunos.

Estiveram presentes também, na formatura de quarta-feira, o vereador Luiz Carlos Neves, representando a Câmara Municipal; a primeira-dama, Cristina Bravo; a guarda municipal Eliane Cortes, representando o comandante Carlos Freitas; o 2º sargento Turler, representando o Sanatório Naval; o vice-presidente da Acianf, Flávio Stern, que entregou um tablet oferecido pela associação como prêmio de melhor redação para Krystian Cardoso, da Escola Municipal Hermenegildo Gripp.

.

​​Na noite de quinta-feira, recebeu um tablet oferecido pela SAF a aluna da cabo Verônica, Julyffer Peclart Dutra, da Escola Municipal Izabel Gomes Siqueira. A aluna Rafaela Schueler, da Escola Municipal Acyr Spitz, receberá na própria escola uma bicicleta oferecida pela Stam. Na solenidade do dia 29, estiveram presentes, além dos instrutores do Proerd, o secretário de Políticas sobre Drogas, Daniel Lage, o tenente Ferro, representando o comandante do 11º BPM e a subsecretária pedagógica Patrícia Azevedo. Nessa noite, houve tradução das falas por Andrea Duarte por meio da língua de sinais, tendo em vista a presença de alunos com necessidades especiais.

As duas formaturas foram encerradas com muita alegria e a canção do Proerd, após a entrega dos certificados a todos os alunos, que subiram ao palco com seus respectivos professores e diretores, quando os pais, responsáveis e familiares puderam registrar o momento com muitas fotos.