Novos guardas municipais de Nova Friburgo são convocados e fazem curso de formação

Publicado em 5 novembro de 2018

Os novos agentes recebem orientações de instrutores da própria Guarda Municipal

Dez novos agentes da Guarda Municipal de Nova Friburgo iniciaram o curso de formação na manhã desta segunda-feira, dia 5, no Ginásio Esportivo Adhemar Combat, na Via Expressa, em Olaria. Eles são convocados do concurso público de 2015 e foram empossados no dia 1º de novembro passado.

O curso está sendo ministrado por cinco instrutores da própria Guarda Municipal, inclusive o seu comandante, Carlos Freitas, e também de outras cidades, durante as duas semanas de curso. Um deles é do Grupamento de Apoio Operacional de Macaé (Gaop) e outro da Guarda Municipal de Silva Jardim. Ao fim de duas semanas os dez novos agentes estarão aptos a entrar na escala de serviço, com supervisão de um agente mais antigo.
Durante o curso os novos agentes terão noções de cinco elementos básicos: algemação, técnicas de abordagem, defesa pessoal, manuseio de tonfa (bastão com alça de mão) e ordem unida, além de legislação pertinente ao exercício da segurança pública. A parte prática do curso está sendo ministrada no Ginásio Esportivo Adhemar Combat e a parte teórica no auditório da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, ambos em Olaria. Entre os dez novos agentes estão duas mulheres. Três deles são de outras cidades: Teresópolis, São Gonçalo e São Fidélis.
A Guarda Municipal de Nova Friburgo tem atuação de 24 horas, sete dias por semana, e possui alojamento em sua sede, na Avenida Alberto Braune, 223, em prédio anexo à Prefeitura, na antiga Rodoviária Leopoldina.