Defesa Civil de Nova Friburgo inicia elaboração de plano de contingência para o verão

Publicado em 29 novembro de 2018

.

Os trabalhos para a construção do Plano de Contingência de Verão 2018/2019 foram iniciados nesta quarta-feira, 28, no auditório da Acianf, em reunião convocada pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Defesa Civil com a participação de várias instituições, concessionárias e algumas secretarias da Municipalidade. Este acontece todo ano com a finalidade de articular as melhores atitudes entre os órgãos e instituições envolvidas, pensando sempre na prevenção de possíveis desastres, e, assim, com um trabalho em conjunto, obter um resultado mais efetivo para o município.

O secretário da pasta, Cel. João Paulo Mori, explica que “o principal objetivo dessa integração é estabelecer um plano de contingência macro, feito pela  Defesa Civil, apresentando o que foi feito até o momento, buscando prevenção, e que seja possível ter interligação dos planos criados por cada participante do encontro para que seja realizada uma ação única,  em conjunto, quando necessário”. Esse plano será acionado caso os índices previstos para emissão de alertas pela Secretaria seja atingido. Assim, os órgãos públicos, empresas e comunidade podem agir de maneira ordeira, rápida e correta.
Um plano de contingência visa ter um esquema montado em casos de emergência com pessoas que possam se juntar com a Defesa Civil numa sala de crise para apoiar, em algumas decisões, além de ter escalado o pessoal de sobreaviso, para que o mais rápido possível a cidade volte ao estado de normalidade.
Participaram dessa reunião, com seus representantes: Nupdec Amparo (Núcleo de Proteção e Defesa Civil), AFRA (Associação Friburguense de Rádio Amadores), Cruz Vermelha de Nova Friburgo, Padrão Águias – Grupo de Resgate, Rota 116, Nova Faol, DER, Águas de Nova Friburgo, INEA, 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, 11º Batalhão de Polícia Militar, PST (Programa de Saúde ao Trabalhador), Hospital São Lucas, Hospital Maternidade, Hospital Unimed, Hospital Raul Sertã, Sanatório Naval de Nova Friburgo e as Secretarias de Educação, Serviços Públicos, Saúde, Obras e a Subsecretaria de Comunicação.
Defesa Civil trabalha com a prevenção
A Defesa Civil tem um mapeamento das áreas de riscos, bem como consegue acompanhar os índices pluviométricos e o recebimento e a interpretação da meteorologia. Realizou neste último ano simulados e treinamentos nas comunidades. Então, é importante destacar, mais uma vez, que a população fique atenta aos avisos oficiais emitidos pela Defesa Civil ou pela Prefeitura. É importante também destacar o envio de SMS e que as pessoas realizem seu cadastramento nesse serviço através do número 40199. O cidadão precisa enviar uma mensagem de texto para esse número e escrever na mensagem o número do CEP da sua rua. Assim, ele fica informado dos alertas oficias enviados pela Defesa Civil da cidade. Atualmente Nova Friburgo está entre os cinco municípios do Estado que, proporcionalmente, mais possuem números cadastrados no sistema. E para qualquer emergência necessária a pessoa deve ligar para o tel. 199.