Conferência avaliará Plano Municipal de Educação

Publicado em 8 novembro de 2018

Nos dias 09, 10 e 11 de novembro, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, será realizada a V Conferência Municipal de Educação de Nova Friburgo (COMENF), cujo objetivo geral é avaliar o Plano Municipal de Educação de Nova Friburgo (PMENF) – Lei Municipal Nº 4.395, publicada em 24/06/2015.

O evento terá início na sexta-feira, 09, às 17h, com o credenciamento dos participantes. Em seguida, às 18h, acontecerá a abertura oficial com apresentação do diagnóstico educacional do município, seguido de palestra técnica de Cíntia da Luz Rodrigues, avaliadora educacional técnica da SASE/MEC, orientadora de municípios nas ações relativas aos PMEs e PCRs. Logo após, será feita a leitura e aprovação do regimento interno da conferência.

Considerando o estudo e a análise realizados pela Equipe Técnica e pela Comissão Coordenadora, responsáveis pelo processo de monitoramento e avaliação das metas e estratégias nas Notas Técnicas, a conferência é o momento para a proposição de adequações das inconsistências à luz do Plano Nacional de Educação (PNE), de acordo com a realidade local.

Durante o sábado e domingo, serão realizadas apresentações pelos Grupos de Trabalho, que se reuniram ao longo das últimas semanas, para leitura, apreciação e votação das Notas Técnicas que ajustarão o PMENF. O PMENF foi instituído com a duração de 10 anos (2015 a 2025) e é fruto do esforço conjunto dos diferentes entes que integram o Sistema Municipal de Educação.

A V COMENF é uma realização conjunta do Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação.