Ciência para redução das desigualdades é tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado em 11 outubro de 2018
 
(http://twitter NULL.com/share)

A novidade desse ano é que os eventos serão em horários diversos para dar a oportunidade de todos participarem

Nova Friburgo vai realizar, pelo sexto ano consecutivo, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 16 e 20 de outubro, liderada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior. O evento deste ano conta com o apoio de dezenas de instituições, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), o Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) e a Universidade Estácio de Sá. A abertura ocorrerá no dia 16 de outubro, às 18:30, no Teatro Municipal de Nova Friburgo Laercio Rangel Ventura, com a presença de diversos representantes das instituições de ensino e pesquisa responsáveis pela organização e realização do evento. E nos dias 17, 18, 19 e 20, o evento será na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em horários alternados, sendo quarta e sexta-feira das 13 às 20 horas, e na quinta-feira e no sábado de 9 até as 16 horas.

A 6ª edição da SNCT 2018 ampliará seu alcance para a região Centro-Norte fluminense, pois centenas de estudantes dos municípios de Bom Jardim, Cordeiro e Duas Barras, participarão do evento, apoiados por um projeto, elaborado pela organização do evento e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. E, ainda, com o apoio do CNPq, será possível viabilizar a tradução simultânea em Libras em algumas das programações, incluindo a cerimônia de abertura, no dia 16.

O coordenador direto do evento, o subsecretário Bruno Lannes, reafirma a importância da participação desse alunos, incluindo das escolas públicas e particulares de Nova Friburgo.

“Preparamos com muito carinho uma programação onde todos possam participar, aproveitar e apresentar seus trabalhos, por exemplo, voltados para o tema da Semana. Por isso, estamos indicando, para aquelas escolas que ainda não se programaram para ir ao evento, que façam um dia letivo dentro do evento, pois, além de conhecerem um pouco mais sobre todas as áreas envolvidas, com certeza será um momento de muito aprendizado para os alunos”, enfatiza Bruno.

Estão previstas para ocorrer dezenas de atividades ao longo do evento, como a já tradicional ETARSERRA (Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana do Instituto de Saúde de Nova Friburgo), também em sua sexta edição; experimentos científicos diversos nas tendas da Caravana da Ciência da Fundação CECIERJ, que estarão localizadas na Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro da cidade; além de palestras, rodas de conversas; entre outras atividades, todas com o objetivo de contribuir para a popularização da ciência, tecnologia e inovação em Nova Friburgo e região.

Também serão abordados, ao longo da Semana, temas como a participação da mulher na Ciência brasileira, mostra de robótica e astronomia, impressão 3D, tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, evolução da informatização na educação municipal, desenvolvimento sustentável, sistema de câmeras Nova Friburgo Cidade Inteligente, formação profissional através do Centro de Formação Profissional e Transferência de Tecnologia para a Indústria do Vestuário (Cevest), arte e cultura, entre outros.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelo Verly, “tal conjunto fortalece Nova Friburgo como polo de inovação no interior fluminense, apresentando excelentes perspectivas de avanços em áreas diversas como produção de cervejas artesanais e de lúpulo, tecnologia de informação e serviços associados a energias renováveis, nas quais é vital a incorporação dos acelerados avanços científicos e tecnológicos de nosso tempo”, enfatiza o secretário.

A programação da SNCT 2018 completa você confere abaixo.

Programação