Biblioteca móvel passa uma semana em escola de Campo do Coelho

Publicado em 12 setembro de 2018

Os alunos da escola municipal Hermínia Silva Condack, no Campo do Coelho, tiveram várias atividades durante sete dias voltadas para a leitura de forma intensa, graças à ida da Biblioteca Móvel da Secretaria municipal de Educação (SME) para aquela localidade. O veículo, um ônibus, ajuda no trabalho da equipe da SME de estimulação da leitura, incentivando os alunos, com atividades lúdicas, como a contação de histórias, a se interessarem e lerem mais livros.

Nessa terça-feira, 11, além das atividades realizadas ao longo dos dias, como encerramento do período em que a Biblioteca Móvel ficou na escola, foi realizada, como de praxe, uma homenagem à pessoa que dá nome à sala de leitura da unidade, professora Beatriz Abicalil, que, inclusive, exerceu a função de secretária de Educação por oito anos. Feliz com a nova homenagem, professora Abicalil agradeceu a todos, destacou a presença de várias servidores da secretaria, com quem trabalhou diretamente à época em que esteve à frente da pasta, mas direcionou sua fala principalmente aos alunos, relembrando sua infância, quando foi alfabetizada. A homenageada destacou a importância da leitura e incentivou os alunos a aproveitarem o vasto material fornecido pela secretaria e valorizou o trabalho executado não só pelos profissionais da secretaria, mas da escola, especialmente os professores, que plantam uma semente na cabeça dos alunos quando os ensinam a ler, permitindo que passem a pensar com a própria cabeça. A professora Abicalil encerrou sua fala enaltecendo o trabalho do secretário Renato Satyro e registrou que guarda no coração a lembrança de todos os profissionais da Educação com quem trabalhou.

O secretário Renato Satyro falou da sua alegria em estar presente à homenagem, e da importância de não se deixar cair no esquecimento o trabalho de quem já fez muito pela Educação. Aproveitou a ocasião para elogiar o comportamento irrepreensível dos alunos e explicou o que um secretário de Educação faz e também destacou a importância de se criar o hábito da leitura.

Professora Abicalil recebeu livros de presente das mãos da coordenadora da equipe da Biblioteca da SME, Márcia Machado, que recordou o fato de que a ideia da Biblioteca Móvel surgiu em 2006, quando a homenageada estava à frente da secretaria. A escola recebeu alguns jogos da professora Abicalil que ficariam na sala de leitura que possui seu nome, para uso de todos os alunos da escola.