Biblioteca móvel passa uma semana em escola de Campo do Coelho

Publicado em 12 setembro de 2018
 
(http://twitter NULL.com/share)

Os alunos da escola municipal Hermínia Silva Condack, no Campo do Coelho, tiveram várias atividades durante sete dias voltadas para a leitura de forma intensa, graças à ida da Biblioteca Móvel da Secretaria municipal de Educação (SME) para aquela localidade. O veículo, um ônibus, ajuda no trabalho da equipe da SME de estimulação da leitura, incentivando os alunos, com atividades lúdicas, como a contação de histórias, a se interessarem e lerem mais livros.

Nessa terça-feira, 11, além das atividades realizadas ao longo dos dias, como encerramento do período em que a Biblioteca Móvel ficou na escola, foi realizada, como de praxe, uma homenagem à pessoa que dá nome à sala de leitura da unidade, professora Beatriz Abicalil, que, inclusive, exerceu a função de secretária de Educação por oito anos. Feliz com a nova homenagem, professora Abicalil agradeceu a todos, destacou a presença de várias servidores da secretaria, com quem trabalhou diretamente à época em que esteve à frente da pasta, mas direcionou sua fala principalmente aos alunos, relembrando sua infância, quando foi alfabetizada. A homenageada destacou a importância da leitura e incentivou os alunos a aproveitarem o vasto material fornecido pela secretaria e valorizou o trabalho executado não só pelos profissionais da secretaria, mas da escola, especialmente os professores, que plantam uma semente na cabeça dos alunos quando os ensinam a ler, permitindo que passem a pensar com a própria cabeça. A professora Abicalil encerrou sua fala enaltecendo o trabalho do secretário Renato Satyro e registrou que guarda no coração a lembrança de todos os profissionais da Educação com quem trabalhou.

O secretário Renato Satyro falou da sua alegria em estar presente à homenagem, e da importância de não se deixar cair no esquecimento o trabalho de quem já fez muito pela Educação. Aproveitou a ocasião para elogiar o comportamento irrepreensível dos alunos e explicou o que um secretário de Educação faz e também destacou a importância de se criar o hábito da leitura.

Professora Abicalil recebeu livros de presente das mãos da coordenadora da equipe da Biblioteca da SME, Márcia Machado, que recordou o fato de que a ideia da Biblioteca Móvel surgiu em 2006, quando a homenageada estava à frente da secretaria. A escola recebeu alguns jogos da professora Abicalil que ficariam na sala de leitura que possui seu nome, para uso de todos os alunos da escola.