Mulheres mostram sua força em evento das guardas municipais

Publicado em 10 agosto de 2018

Encontro, que acontece no Rio de Janeiro, visa unir ainda mais a categoria

.

Guarda municipal mulher porque sim! As mulheres, além de todas as tarefas realizadas no dia a dia, com filhos, casa, saúde, podem e estão ocupando cada dia mais cargos de trabalho que, há bem pouco tempo, a maioria era composta de homens. Muitas vezes não pela falta de interesse, mas sim de oportunidades. E para mostrar a força que há das mulheres entre as Guardas Municipais no Estado, vai acontecer no dia 21 de setembro, no Dia Nacional da Paz, o 1º Encontro das Guardas Municipais, na Cidade da Ordem Pública, em Niterói, reunindo todas as guardas visando dar mais força à categoria.

A iniciativa partiu da coordenadora da GCM de Niterói, Kátia Bastos, e vem sendo organizada com o apoio das guardas de Casimiro de Abreu, Cambuci, Resende e do Centro pela Mobilização Nacional. O Encontro tem por objetivo integrar as guardas do Rio de Janeiro, principalmente para discutir políticas votadas para as mulheres das Guardas Municipais, dando voz e visibilidade às lideranças no Estado. Esse tipo de evento já foi realizado na Bahia, Alagoas, Pernambuco, e em Belo Horizonte, que vai ser realizado dia 24 de agosto.

As guardas municipais de Nova Friburgo, que atualmente são quatorze mulheres, também estarão presentes no evento. Para a GCM Eliane Côrtes, estar presente em um encontro desses só tem a acrescentar para o trabalho que já estão realizando no município.

“Esse evento vai servir como troca de conhecimento, evolução e crescimento das guardas femininas, numa área que a predominância era de homens e hoje vem crescendo em todo país”, ressaltou a guarda.

Para se inscrever a guarda municipal interessada deve acessar o link a seguir: https://gfemsdoriodejaneiro.blogspot.com. O evento é aberto para todas as guardas do Estado.

As Guardas Municipais em Nova Friburgo

As guardas municipais de Nova Friburgo estão cada vez mais na ativa, que, além de trabalhos administrativos, revista em situações em que mulheres ou menores estão envolvidos, as guardas também realizam a Ronda Escolar, bem como todos os outros trabalhos pertinentes da profissão. Elas ministram ainda palestras e conversas com os alunos, e esse trabalho tem sido muito bem recepcionado pelos pais e alunos, como afirma o comandante da Guarda Municipal da cidade, Carlos Freitas.

“O trabalho de Ronda Escolar feitos pelas nossas guardas, reforçou bastante a confiança na instituição. Havia um distanciamento muito grande entre as escolas com a Guarda Civil Municipal. E agora com essa proximidade eles acabam procurando muito mais a nossa Guarda, por exemplo, pois já oferecemos esse suporte e atendimento dentro das escolas” destacou o Freitas.

Para Freitas esse trabalho das mulheres é de suma importância nas Instituições de Segurança Pública no Brasil, o que mostra cada vez mais a força feminina na realização desse trabalho, que é um dos três pilares da estrutura pública nacional.

“A gente identifica isso no afinco e dedicação que as GCMs Femininas têm no desempenho de suas funções diárias e também com a procura recorrente de mulheres do município por informações sobre concursos, por exemplo, para fazerem parte da Instituição, e isso muito me gratifica, liderar uma equipe com cada vez mais mulheres”, finaliza o comandante da Guarda.

.