Prefeitura de Nova Friburgo alerta para baixa doação de sangue

Publicado em 11 julho de 2018

.

Com a chegada das baixas temperaturas, a ida voluntária dos doadores de sangue ao Hemocentro tem sido cada vez menor. E por conta disso, os estoques de sangue estão cada vez mais baixos e preocupam a Secretaria de Saúde, que pode ter que suspender cirurgias, caso a situação se mantenha.

A gravidade é tamanha, que, para se ter ideia, nesta quarta, 11, nenhum doador esteve no Hemocentro e, com isso, nenhuma bolsa de sangue foi coletada. A Prefeitura de Nova Friburgo pede a colaboração da população para que dedique um momento de seu dia à doação sangue e ajude a salvar vidas.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos,  mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.

O Hemocentro de Nova Friburgo funciona de segunda a sexta, de 08 às 11h, e está situado na Avenida Presidente Costa e Silva, 349, no Centro. (Anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã)

Para os interessados, mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2523-9000.