Nova Friburgo promove encontros literários na Biblioteca Municipal

Publicado em 9 julho de 2018

David Massena e Deborah Simões

A Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori realiza, a partir desta segunda (09), até sexta-feira (13), a Semana Literária que faz parte da programação do Festival de Inverno de Nova Friburgo 2018. Entre as atividades previstas estão exposições, oficinas, palestras e mesa literária conduzidas por escritores locais.

A exposição fotográfica “Jacob 100’, em homenagem ao centenário do músico Jacob do Bandolim, abre o evento nesta segunda, 09, às 15h30. Logo na sequência, a escritora Paula Farsoun realiza a palestra “Uma Paixão Além da Arte e do Ofício”. Às 17h30, a historiadora Janaina Botelho ministra a palestra “Lugares de Memória”.

Na terça, dia 10, a escritora e presidente da União Brasileira de Trovadores Seção Nova Friburgo, Elisabeth Souza Cruz, comanda uma oficina de trovas voltada para participantes de quaisquer idades, às 14h.

As crianças também terão atividades especiais durante os encontros literários. Na quarta-feira (11), a atriz Lucia Palomo conduzirá uma contação de histórias e oficina às 14h. Já às 18h, a programação prevê a mesa literária “Nova Friburgo – Contos, crônicas e declarações de amor”, com a presença dos escritores Flávia Gonçalves, Leyla Lopes, George dos Santos Pacheco, Carlos Henrique Abbud, Solano Delamuerte e Thiago Kuerques.

Três atividades integram o progama de quinta-feira (12): uma oficina de origami, com Miruê, das 14 às 16h; Ana Beatriz Manier e Amanda Lobosco serão as facilitadoras da palestra “In Media Res – Uma Editora Friburguense”, às 16h. Já, às 18h, será a vez da palestra “O Resgate do trem”, com o escritor e membro da Academia Friburguense de Letras, Ordilei Alves. O autor do livro O Apito do Trem abordará o surgimento e as carências do sistema ferroviário brasileiro e discutirá a implantação de uma ferrovia turística na região.

Encerrando a Semana Literária em grande estilo, na sexta-feira (13), está prevista mais uma oficina de origami, liderada por Miruê, das 14h às 16h. No mesmo dia, os escritores David Massena e Deborah Simões falarão sobre a desconstrução da escrita solitária a partir do uso das escaletas e sobre o mistério da escrita colaborativa e o processo de criar a quatro mãos, às 18h.

Todas as atividades são gratuitas e indicadas para todas as idades. Não há necessidade de inscrição prévia. Os interessados podem comparecer à biblioteca na hora dos seus eventos preferidos e participar.

A Biblioteca Pública Maria Margarida Liguori fica na Rua Farinha Filho, n° 50, no Centro – 1° piso do prédio da Câmara de Vereadores. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2521.1558.