Operação Choque de Ordem fecha estabelecimentos irregulares em Nova Friburgo e coíbi ação de flanelinhas

Publicado em 7 junho de 2018
 
(http://twitter NULL.com/share)

Mais uma operação Choque de Ordem foi realizada na tarde desta quinta-feira, 06 de junho, para fiscalizar estabelecimentos comerciais da cidade. A ação promovida em conjunto pelas polícias Militar e Civil, secretarias de Posturas, Política sobre Drogas e Guarda Municipal, desta vez fechou duas pousadas localizadas na Avenida Euterpe Friburguense e emitiu um mandado de prisão na praça do Suspiro.

.

As duas pousadas estavam irregulares e foram autuadas no artigo 107 do código de postura pois não apresentaram alvará. “Os estabelecimentos foram interditados até que apresentem a documentação de forma definitiva e que conste a atividade condizente com a exercida. Tão logo elas apresentem faremos a desinterdição”, comentou Guilherme Spitz, subsecretário de Posturas.

Além dessas intervenções, o secretário de Políticas sobre Drogas, Daniel Lage, explicou que a ação também tem o intuito de averiguar crimes relacionado a prostituição infantil ou agenciamento. “Estamos fazendo essa ponte entre as instituições e auxiliando caso tenha alguma situação envolvendo menores que esteja aviltando o Código Civil Brasileiro. O Conselho Tutelar estava representado pelo conselheiro Diego Asth e a juíza da 1ª Vara de Famíia, Infância e Juventude do município, Dra. Adriana Valentim, estão cientes da operação e prontos para nos auxiliarem se algum fato fosse constatado”.

.

O Comissário da Polícia Civil, Ulyses Pourchet, também salientou que a ação poderá ter desdobramentos com a investigação. “A integração entre os órgãos foi muito positiva e isso só traz benefícios para a população. Queremos coibir também a prostituição infantil na cidade. Investigações serão feitas e se encontrarmos outras irregularidades os donos dos estabelecimentos serão chamados para prestar esclarecimentos.”

Operação emitiu mandado de prisão e coibiu extorsão na Praça do Suspiro

Após a ação realizada na Euterpe Friburguense, a operação Choque de Ordem seguiu para a praça do Suspiro para averiguar possíveis crimes de extorsões realizados por guardadores de carro que atuam no local, conhecidos como flanelinhas. Um deles foi detido pois já tinha um mandado de prisão emitido contra ele.

.

Também foram investigadas, através de conversas com comerciantes e frequentadores do local, a frequência de crianças e adolescentes em situações de risco.

Dona Neuza Neuheckert, que é secretária da Capela Santo Antônio e trabalha no local há dezenove anos, fez questão de falar com os representantes da ação para parabenizar a iniciativa. “Eu vejo muito movimento suspeito aqui, a maioria das vezes são jovens que sobem essa rua aqui atrás da igreja e se escondem para fazer coisa errada. Há muito tempo precisamos deste serviço pois chegam a perturbar a obra da igreja. Isso é muito sério, é grave. E nunca tinha visto nenhuma providência para isso. Essa equipe está de parabéns.”

.

O tenente Ramos aproveitou a oportunidade para informar à Dona Neuza que a sala de operações da PM possui um número de WhatsApp para que a população denuncie crimes. “É possível fazer denúncias com fotos, enviando a localização do ocorrido ou mensagem de texto. Ao contrário da ligação 190 e do Disque Denúncia, este número perde o caráter de sigilo, mas através dele ganhamos uma proximidade com a população que nos ajuda a ter conhecimento de novos fatos”

O número WhatsApp da sala de operações em Nova Friburgo é (22) 99206-2020. A PM, no entanto, não recebe chamadas por esse telefone, apenas pelo tradicional número 190 e o disque-denúncia do serviço reservado.