Trovadores de todo Brasil se reunem em Nova Friburgo

Publicado em 28 maio de 2018

A Cidade da Trova sedia a 59ª edição dos Jogos Florais de Nova Friburgo. O concurso literário de trovas, organizado pela União Brasileira de Trovadores – Seção Nova Friburgo, ocorreu durante o último final de semana na cidade e reuniu cerca de 70 participantes. Num ano especial para o Município, o tema escolhido foi “Um brinde aos 200 anos”.

A extensa programação começou na sexta-feira (25), com a recepção aos trovadores na Praça Dermeval Barbosa Moreira e a entrega simbólica das chaves da cidade. Esta edição contou com a participação de delegações do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Niteroi, Saquarema, Itaboraí, Chapecó (SC), Belo Horizonte (MG), Juíz de Fora (MG) e Vitória (ES), além da presença especial da presidente da UBT nacional, Domitilla Beltrame.

A festa, que já é tradicional no mês de maio, foi aberta oficialmente com a visita dos trovadores ao Monumento dos 200 anos, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, e à Alameda da Trova, que abriga uma exposição com trovas de vários autores, na Praça Getúlio Vargas, ambas no Centro.

Durante a solenidade de abertura, a UBT lembrou de alguns nomes que sempre incentivaram os Jogos e que partiram recentemente, como o ex-prefeito Heródoto Bento de Mello, Dilva de Moraes, Peter Bucsky e Eduardo Rodrigues, entre outros. Para a primeira-dama e coordenadora do Comitê 200 anos, Cristina Bravo, que participou da abertura dos Jogos Florais, “as trovas são uma herança cultural de um grupo que amava Nova Friburgo e esse amor se fez em poesia. Por isso, além de inaugurar a Alameda das Trovas no Centro, nós vamos também expandir para outros bairros”, destacou Cristina.

A trova foi declarada, por meio de uma lei municipal, como patrimônio imaterial de Nova Friburgo.