Suíços prestigiam bicentenário de Nova Friburgo

Publicado em 8 Maio de 2018
 
(http://twitter NULL.com/share)

O encontro deu-se pela importante participação dos suíços na formação de Nova Friburgo

O prefeito Renato Bravo recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira, 08, o cônsul geral da Suíça, Rudolf Wyss, o cônsul adjunto Christophe Vauthey e o cineasta suíço Jean-Théo Aeby. Participaram também do encontro o secretário da Casa Civil, Gilberto Salarini, o secretário e a subsecretária de Esportes, Waldemir Veloso e Samantha Alves, o vereador Alexandre Cruz e o ex-jogador Paulo Cezar Caju, campeão mundial com a Seleção Brasileira na década de 70.

O encontro deu-se pela importante participação dos suíços na formação de Nova Friburgo. O consulado presenteou o Renato Bravo com uma camisa comemorativa pelo jogo Brasil x Suíça, que ocorrerá na Copa do Mundo. Para as festividades do bicentenário 150 cidadãos do país virão para participar das celebrações e para conhecer Nova Friburgo. Entre eles está uma banda fanfarra, que participará do desfile cívico, e o DJ Mugabo, que tocará no dia 16 na Praça do Suspiro, no Centro, às 19h30. O presidente do Conselho Nacional da Suíça, Dominique de Buman, também estará presente para o hasteamento da bandeira no dia do desfile e na inauguração do monumento dos 200 anos, no domingo, 13.

O cineasta Jean-Théo Aeby, criador dos filmes suíços que começaram a ser exibidos ontem e irão até o dia 11 de maio, na Usina Cultural Energisa, às 18h, se disse emocionado por estar onde famílias dele estiveram e que, através da reação das pessoas que assistiram ao filme, ele pôde perceber que há uma conexão muito forte entre os países e concluiu dizendo ser um grande prazer estar na cidade.

Hoje a noite será exibido o filme “Barba, Cabelo e Bigode”, às 19h30, na Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas, n° 55. O documentário, dirigido por Lúcio Branco, aborda a trajetória dos craques do futebol Paulo Cezar Caju, Afonsinho e Nei Conceição no crítico período da ditadura militar. Os craques estarão na apresentação do longa.

Os ex-jogadores, com exceção do Paulo Cezar Caju, que teve um contratempo, também estarão presentes amanhã, 09, no jogo amistoso entre Amigos de Nova Friburgo contra Amigos da Suíça, às 14h, no Estádio Eduardo Guinle, em Olaria. Os participantes são friburguenses com descendências suíças. A bola utilizada na partida foi trazida pelo cônsul suíço e é do mesmo modelo que será utilizada na Copa do Mundo.