Show dos 200 anos: autoridades fecham últimos detalhes de segurança e planejamento

Publicado em 4 Maio de 2018

Empresa de ônibus disponibilizará linhas extras para o evento

​​

.O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, recebeu representantes de diversos órgãos de segurança pública na tarde da última quarta-feira (02), em seu gabinete, para ajustar pontos importantes relacionados a segurança do público que acompanhará os shows de aniversário da cidade, entre os dias 16 e 20 de maio, na Ceasa, em Conquista.

De início, o prefeito esclareceu que adotou a Central de Abastecimento (Ceasa) para a realização do evento por ser um espaço com grande capacidade de público e veículos, acesso livre a qualquer cidadão e menor impacto nas vias urbanas centrais. Além disso, como não há residências próximas ao local, nenhum morador terá seu sossego perturbado, como ocorre em outras áreas.

Durante a reunião, a direção da Friburgo Auto Ônibus confirmou que disponibilizará ônibus extras para os distritos em horários especiais visando atender aos cidadãos que quiserem curtir os shows, em sistema semelhante ao período de carnaval.

​​Nesse encontro foram definidas ações para garantir o tráfego normal de veículos ao longo da rodovia, o embarque e desembarque seguro de passageiros, a circulação de pedestres, a existência de vias de escape e procedimentos de evacuação, postos de atendimento médico, estacionamento de carros, segurança pública e privada nos camarotes e a manutenção das rotinas dos produtores rurais que utilizam a central.

.

É importante frisar que o estacionamento de veículos às margens da rodovia é proibido e o Batalhão de Polícia Rodoviária ratificou que irá fiscalizar este tipo de infração durante os dias de evento. Para evitar transtornos, o BPRv recomenda o uso do transporte público. Agentes de trânsito da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana e guardas municipais estarão na festa orientando motoristas. Sobre as condições de conservação da rodovia, outra preocupação da Prefeitura, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) revelou que já iniciou uma operação tapa-buracos na RJ 130, de Teresópolis até Nova Friburgo.

Estiveram presentes na reunião o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, Cel. Marcus Vinícius; o comandante do 11º BPM, Cel. Eduardo Castelano, o Capitão Risso do 6º GBM, Marcelo Brito do DER/RJ, Paulo Valente da Faol; vereador Aylter Maguila; Marques Henrique, secretário de Ordem e Mobilidade Urbana; Cel. João Paulo Mori, secretário de Defesa Civil; Pablo Sprei, secretário de Turismo; Guilherme Spitz, subsecretário de Posturas; Armando Lopez, subsecretário de Mobilidade Urbana; Carlos Freitas, comandante da Guarda Civil Municipal e representantes da empresa contratada para organização dos shows.

Alguns participantes deste encontro se reuniram depois no local do evento para uma vistoria técnica. Na próxima semana, será realizada uma coletiva de imprensa para detalhar todo o esquema especial de logística elaborado para os Shows dos 200 anos.

Fotos: Claudio Carpi