Saúde alerta para a baixa procura pela vacina contra a gripe entre crianças e gestantes

Publicado em 25 maio de 2018

Apenas 18% das crianças, 28% das gestantes e 44% dos idosos tomaram a vacina no estado

A Secretaria de Saúde alerta para a baixa procura pela vacina contra a gripe entre o público-alvo da campanha no Estado do Rio de Janeiro. Só 18% das crianças foram imunizadas e entre as gestantes a situação também preocupa, pois só 28% tomou a vacina. Já entre os idosos, o número é um pouco maior, cerca de 44%. Em todo o estado a cobertura vacinal está em apenas 36%, enquanto a meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas. A campanha de vacinação contra a influenza começou no dia 23 de abril e vai até dia 1º de junho.

Devem tomar a vacina gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.

– Nós temos pouco mais de uma semana de campanha e contamos com o envolvimento de todos. A gripe não é uma doença grave, mas entre os grupos prioritários pode se agravar, sim, e a vacina é uma das melhores formas de evitar que isso aconteça – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

As doses aplicadas durante a 20ª campanha de vacinação contra a influenza, programada pelo Ministério da Saúde, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: a H1N1, H3N2 e influenza B. De janeiro até 22 de maio deste ano foram notificados 384 casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no estado do Rio, sendo nove deles causados pelo vírus H1N1 e 19 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificados 39 óbitos por SRAG, sendo três por H3N2 e um por H1N1.

– Nós estamos entrando na época de maior circulação do vírus no território fluminense, que é o inverno, e precisamos que a população procure um posto de saúde para se vacinar, a fim de evitar o aumento das chances de transmissão, além das formas mais graves da doença entre os grupos suscetíveis. É importante que todo público-alvo se vacine, mesmo os que já se vacinaram em outra ocasião – comenta a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cláudia Mello.

NOVA FRIBURGO – Até o momento, 24.260 pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Nova Friburgo, o que representa 58,08% do público-alvo. Segundo a coordenadora de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Lessa, a baixa procura pela vacina é uma realidade nacional e não uma exclusividade do município.

– Infelizmente vemos circular pela internet muitas notícias falsas sobre a eficácia da vacina contra a gripe ou sobre vírus resistentes e isso acaba prejudicando a campanha. É importante destacar que as pessoas não devem acreditar em boatos e que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão preparados e à disposição da população para o esclarecimento de dúvidas. Aproveitamos para fazer um apelo à gestantes e também aos responsáveis pelas crianças para que procurem uma unidade de saúde mais próxima. Esse é o grupo com menor procura em Nova Friburgo e é de fundamental importância que se vacinem, principalmente com a chegada do frio -, disse.

TIRE SUAS DÚVIDAS – O que é influenza? – É uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, geralmente benigna e autolimitada. Caracteriza-se por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. A infecção geralmente dura aproximadamente uma semana. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9.

TRANSMISSÃO – Ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

SINTOMAS – Pessoas com gripe podem apresentar febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).

COMO SE PREVENIR – A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de evitar a doença, mas pequenas ações no dia a dia também podem ajudar, como manter as mãos sempre limpas, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.