Prefeitura deve ampliar o projeto Cidade Inteligente nos próximos meses

Publicado em 28 maio de 2018

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante Superior, realizou, na quinta-feira, 24, um encontro para debater a expansão do programa Cidade Inteligente, uma parceria municipal com agentes de trânsito, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e técnicos. Na ocasião estiveram presentes vários representantes de instituições, de diversas áreas, e após a reunião ocorreu a oportunidade de conhecerem a central.

Hoje existem 40 câmeras em funcionamento pela cidade de Nova Friburgo e a intenção é aumentar este número nos próximos meses. “Aproveitando as leis que regulam as doações e parcerias, que a gente possa integrar as imagens das câmeras vinculadas às instituições diversas […] e todas essas imagens serem integradas à nossa central de operações. Com isso, podemos fazer um monitoramento maior contribuindo para a segurança e maior qualidade de vida”, comentou Marcelo Verly, secretário de Ciência e Tecnologia.

O trabalho realizado pelo programa Cidade Inteligente trará informações precisas e atualizadas, inclusive para o tráfego do trânsito possibilitando a busca de rotas alternativas. As câmeras não são utilizadas para multas, mas sim para a segurança e fluidez do trânsito, encarado como uma ação preventiva.

Marcelo Verly lembrou ainda que o tratamento dado e a preservação das imagens são feitas respeitando as leis e regulamentações que regem o assunto e que, para ter acesso às filmagens, o indivíduo deve apresentar boletim de ocorrência registrado ou mandato judicial.