Povos dos países que construíram a história de Nova Friburgo são homenageados pelo Cevest

Publicado em 15 maio de 2018

Cerca de 70% dos materiais utilizados para produção dos bonecos foram reutilizados

O Centro de Formação Profissional e de Transferência de Tecnologia para a Indústria do Vestuário José Pereira da Costa Filho (Cevest), vinculado à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, através de suas instrutorias e alunas, produziu 10 conjuntos de 5 pares de bonecos alusivos aos diversos povos que contribuíram para o desenvolvimento histórico, cultural, industrial, comercial e social friburguense, ao longo de seus 200 anos de história. As delegações que estão visitando Nova Friburgo receberão, das mãos do prefeito Renato Bravo e da coordenadora do Movimento 200 Anos, Cristina Bravo, ao longo dos próximos dias, exemplares dos bonecos referentes aos seus respectivos países: Suíça, Alemanha, Áustria, Espanha, Hungria, Itália, Japão, Líbano, Pan-Africana e Portugal.

Coordenado pela instrutora Mirian Queiroz, auxiliada pelos instrutores Amaro da Silva, Monique Bertão e Roseli Til, e contando ainda com o apoio das alunas Leda Rivas, Margarida Bueno, Nelcina da Silva, Sandra Azevedo e Sueli Mury, o projeto foi idealizado há 1 ano e implementado ao longo dos últimos 9 meses: “Foi muito emocionante para todos nós participar dessa iniciativa, por se tratar de projeto sonhado há muito tempo e transformado em realidade no período de uma gestação. Esperamos que ele se torne um marco no artesanato de Nova Friburgo, contribuindo para o fortalecimento de nossa própria identidade. Com o sucesso do projeto, criaremos, a partir de agora, oficinas para ensinar a produção desse tipo de boneco.”, declarou Mirian.

Cerca de 70% dos materiais utilizados vieram de tecidos e aviamentos descartados e que foram reutilizados. A pegada ambiental não parou por aí: as bolsas que serviram para acondicionar os pares de bonecos também possuem como matéria-prima principal papel reciclado.