Nova Friburgo sedia palestra gratuita sobre e-Social

Publicado em 22 maio de 2018

Cândida Machado, consultora do Sebrae

Nova Friburgo sediou hoje uma palestra gratuita sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social). A iniciativa, realizada no auditório do Centro Administrativo César Guinle, aconteceu por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/RJ.

O tema reuniu dezenas de empresários, contadores, profissionais e estudantes de Recursos Humanos e representantes do Poder Público de Nova Friburgo, Bom Jardim, Cordeiro, Cachoeiras de Macacu, Sumidouro, Duas Barras, entre outros municípios da região. A delegada do Conselho Regional de Contabilidade de Nova Friburgo, Guiomar Rodrigues, também acompanhou a palestra.

Na ocasião, a consultora do Sebrae/RJ, Cândida Machado, falou sobre a mudança de comportamento e revisão de paradigma necessárias para as empresas e escritórios de contabilidade se adaptarem às regras do e-Social. O objetivo da palestra foi atualizar os participantes com informações para manutenção da saúde fiscal e legal das empresas na região.

Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, Walter Thurler, “a Secretaria de Finanças e a Sala do Empreendedor, por orientação do prefeito Renato Bravo, estão sempre à disposição para atender aos profissionais de contabilidade, buscando oferecer todo tipo de acesso à informação. Por isso, ambos os setores continuarão alimentando parcerias como esta com o Sebrae”, pontuou o subsecretário.

Segundo a consultora do Sebrae/RJ, Raquel Stumm, “recentemente, Nova Friburgo venceu a competição Cidades Empreendedoras, do Sebrae, e agora disputa outro prêmio que envolve a desburocratização. Eu acredito que empresários, contadores e empreendedores podem aproveitar bastante o que é oferecido aqui”, destacou a consultora Raquel.

Um workshop sobre revisão de processos internos para informação contábil está previsto para o mês de junho e será voltado para empresas. Esta próxima atividade será o passo seguinte na qualificação sobre o e-Social.