Nova Friburgo recebe visita do Serviço Geológico do Brasil e da Suíça

Publicado em 24 maio de 2018

Episódio foi divulgado em jornal suíço
Na última semana, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, acompanhou uma visita técnica organizada pelo Serviço Geológico do Brasil, em conjunto com o Serviço Geológico da Suíça, em algumas localidades atingidas por deslizamentos de terra e inundações ocorridas no Município, sobretudo no evento climático em janeiro de 2011.
A visita foi publicada no Jornal La Liberté, periódico da cidade suíça de Fribourg, que estava em Nova Friburgo para acompanhar as comemorações dos 200 anos. O objetivo dela foi verificar as obras de contenção realizadas em diversos pontos da cidade, assim como identificar áreas ainda suscetíveis a movimentos de massa e inundações.
A visita técnica visou fortalecer a metodologia de mapeamento que está sendo utilizada no Município para a identificação de áreas de risco, através do Setor Gerência de Geomática, da Secretaria de Meio Ambiente, e também para estreitar a cooperação técnica da Prefeitura com órgãos de expertise na área.
Técnicos municipais de diversas secretarias participaram recentemente do projeto para o fortalecimento da estratégia nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (GIDES), em parceria com o governo do Japão. Esse treinamento possibilitou a identificação e classificação de áreas de perigo e risco a movimentos de massa de forma mais precisa e pontual do que os mapeamentos anteriormente realizados.
Segundo Olivier Lateltin, do Serviço Geológico da Suíça, Nova Friburgo avançou bastante na gestão de riscos de desastres naturais desde 2011. “Por conta da configuração do território e tipo de ocupação em fundos de vale e encostas, deve-se dar muita atenção a essas áreas, principalmente nos períodos chuvosos”, disse.