Estado anuncia projeto de melhorias do sistema viário de Nova Friburgo

Publicado em 7 Maio de 2018

O projeto visa dar mais fluidez ao trânsito

O Município de Nova Friburgo recebeu, na última sexta-feira (04), representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro para anunciar projeto de recuperação da RJ 116, a rodovia que corta Nova Friburgo, ligando Itaboraí a Macuco.

O projeto, apresentado pelo subsecretário da Casa Civil, João Luiz Farias, foi elaborado a partir de uma solicitação do prefeito Renato Bravo visando dar mais fluidez ao trânsito. O estudo consiste na duplicação da rodovia, no trecho entre os bairros Duas Pedras e Conselheiro Paulino.

A via binária, na margem esquerda do Rio Bengalas, terá quatro quilômetros de extensão. O projeto requer a reconstrução das cinco passarelas para pedestres ao longo do trecho, as pontes existentes serão reconfiguradas e mais duas construídas, uma rede de drenagem com cinco quilômetros será construída, além de um viaduto com 102 metros em Conselheiro Paulino. As intervenções previstas incluem melhorias também nas avenidas Nossa Senhora do Amparo e Ferroviários.

Para modernizar o novo eixo rodoviário da cidade, o projeto estabeleceu ainda a implantação do sistema de Onda Verde nos semáforos numa percurso de 16 quilômetros, de Mury a Conselheiro, para diminuir retenções e garantir a trafegabilidade, reduzindo consideravelmente o tempo perdido no trânsito.

Todo planejamento será executado pela empresa concessionária que administra a rodovia, Rota 116, por meio do seu contrato de concessão junto ao Governo do Estado, que já solicitou análise à Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro – AGETRANSP.

Para o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, embora todo este projeto ainda demande a realização de audiências públicas para ouvir a população, este foi um passo importante para a cidade. “Esta etapa é uma vitória e a nossa equipe vai continuar dando o máximo para dar o devido andamento a toda esta ação”.

A apresentação do projeto contou com a presença do deputado estadual Christino Áureo, a presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro – EMATER, Stella Romanos, o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens, Marcelo Brito, representantes da Rota 116, vereadores e secretários municipais.