Coletiva de imprensa esclarece ações que ocorrerão no desfile do aniversário da cidade e de shows

Publicado em 9 Maio de 2018

Na manhã desta quarta-feira, 09, ocorreu a coletiva de imprensa organizada pela Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura para os veículos midiáticos de Nova Friburgo. Os assuntos principais foram o desfile cívico e os shows de artistas renomados em comemoração aos 200 anos da cidade que ocorrerão na semana que vem.

Além da imprensa, para melhor exposição dos fatos, estiveram presentes o secretário de Turismo, Pablo Sprei, o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Marques Henrique, o subsecretário de Posturas, Guilherme Spitz, Paulo Valente representando a empresa FAOL, o comandante da Guarda Municipal, Freitas, o comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar, Eduardo Castelano, e o capitão Willians, do Batalhão da Polícia Rodoviária.

Cada setor pôde explicar de modo objetivo como será posto em prática suas estruturas e trabalhos. Para o dia do desfile, 16 de maio, a Avenida Alberto Braune será fechada às 00h, início da madrugada da quarta-feira. No dia 15, a partir das 17h, será proibido o estacionamento de veículos. Os ônibus passarão pela Avenida Comte Bittencourt, com esquema semelhante ao realizado no carnaval. Para a segurança, 80 policiais militares distribuídos em pontos estratégicos circularão nas ruas. Seis moto patrulhas, oito viaturas, além do policiamento ciclístico, também estarão presentes. A Guarda Municipal participará disponibilizando 50 homens para trabalharem em conjunto com os setores de segurança, assim como 70 pessoas da segurança privada. Será feita uma área para idosos e 62 banheiros químicos ficarão a disposição da população. Não será permitido nenhum tipo de cadastro extra para ambulantes, apenas quem já é cadastrado no município poderá realizar seu ofício em seus pontos de venda sem locomoção para outro espaço.

Nos shows que ocorrerão na Ceasa, em Conquista, do dia 16 a 20 de maio, a empresa FAOL reforçará a linha 503. A cada 30 minutos, durante os shows, ônibus sairão de dentro da própria Ceasa em direção à Estação Livre, no Centro, que terá ônibus para os distritos. Haverá 45 policiais militares, três viaturas da PM e três viaturas do BPRV (com doze agentes), quatro torres de observação e um trailer de posto de policiamento móvel operando nos dias dos shows, mencionando também a participação dos guardas municipais. O evento contará com o apoio de uma equipe da Operação Lei Seca que virá do Rio de Janeiro. Veículos não poderão estacionar nos acostamentos, podendo ser rebocados e os responsáveis multados. A Prefeitura não estará disponibilizando credenciais para ambulantes, os interessados devem procurar a empresa organizadora do evento, caso contrário, estarão proibidos. A estrutura ainda contará com dois postos médicos privados e três ambulâncias disponíveis até às 4h. A Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizará uma ambulância.

Os shows estão previstos para começar às 22h45. Já no domingo, 20, por ser show infantil, o início será às 17h. Com estimativa de 15 mil pessoas por dia, vale ressaltar que o uso de veículos coletivos será vantajoso e proporcionará mais conforto à população para curtir a festa. Aos que optarem por veículo particular, haverá estacionamento privado com valor máximo de 20,00.