CASA DOS 200 ANOS É ABERTA COM EXPOSIÇÃO “FRIBURGO PORQUE AMAMOS”, DE CACAU REZENDE

Publicado em 8 Maio de 2018

O Prefeito Renato Bravo e a primeira-dama e coordenadora do Comitê 200 anos, Cristina Bravo, inauguraram o espaço que foi aberto especialmente para oferecer oficinas de artes plásticas para escolas da rede municipal “A prefeitura promove a festa, mas quem a realiza é a cidade, são os cidadãos”. Assim, a primeira-dama e coordenadora do Comitê 200 anos, Cristina Bravo,inaugurou o espaço da Casa dos 200 anos, na Fundação D. João VI na sexta, dia 04 de maio, convidando os friburguenses a participarem de toda a programação que está sendo oferecida e produzida para a cidade (programação completa está disponível no site www.200anos.com). Para o prefeito Renato Bravo, a proposta da Casa dos 200 anos é ser um espaço para população: “Um espaço antigo, já utilizado pela prefeitura, pela Câmara de Vereadores, pela Biblioteca Municipal, um prédio histórico e tombado, em processo de recuperação. Casa dos 200 anos inaugura com o atrativo muito especial, que é a oficina com o artista plástico Cacau Rezende, recebendo crianças e jovens da Rede Municipal e Estadual de Ensino, gratuitamente”, disse.

A Casa dos Anos deve receber cerca de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino até o final de maio para participarem de oficinas oferecidas por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Friburgo e o Comitê 200 anos com o artista plástico Cacau Rezende. O artista expõe as obras que compõem a exposição “Friburgo porque amamos” que está no espaço até o dia 31 de maio. Elas revelam um olhar próprio sobre as ruas mais conhecidas do Município.

Para o artista, que solicitou ao prefeito que o acesso à cultura pelas camadas mais carentes da população continue fazendo parte do Programa Nova Friburgo 200 anos mesmo após o término das oficinas na Casa, o importante é fazer a arte chegar às periferias. O prefeito Renato Bravo não só aceitou, como solicitou que os secretários municipais presentes consolidassem a parceria para que as oficinas sejam mais uma ação de legado para a cidade. “Esse é um trabalho cultural, num espaço cultural, que estamos oferecendo para a população, uma novidade e um trabalho de envolvimento da população com os 200 anos, mais um ponto positivo para Nova Friburgo, e quem sabe dando certo, as pessoas gostando, a gente possa dar continuidade nesse tipo de trabalho, com outros artistas locais também, avaliando e criando esse posicionamento de valorização da arte e da cultura através desses artistas. Com certeza será um grande atrativo a partir de hoje na Casa dos 200 Anos”, disse Renato Bravo.

A Casa foi inaugurada com a presença de cidadãos, secretários, membros do Comitê 200 anos e com toda a equipe da Fundação D. João VI, presidida pelo arquiteto Luiz Fernado Folly.

Casa dos 200 Anos
Local: Fundação D. João VI (Praça Getúlio Vargas, 89, Centro)
Exposição Friburgo Porque Amamos, de Cacau Rezende
horário: 9h às 17h