Zoneamento Ambiental é desenvolvido nesta semana na Prefeitura de Nova Friburgo

Publicado em 4 Abril de 2018

Iniciou-se nesta terça-feira, 03, um curso de capacitação para 17 técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, na Gerência de Geomática, setor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, ministrado por consultoria contratada pelo Ministério do Meio Ambiente. O curso se estenderá até a sexta-feira (06) e contará com trabalho de campo, na quinta-feira (05). Nova Friburgo é uma das cinco cidades-piloto para aplicação desse curso de caráter inovador.

.

A capacitação, que teve como tema o Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM), tem como objetivo o debate com os órgãos municipais sobre o roteiro metodológico, feito pelo Ministério, com a intenção de contribuir para o zoneamento e também para elaboração de conteúdos para educação a distância, material este que será disponibilizado para todos os municípios.

O ZAM é uma relevante ferramenta da política urbana, previsto no Estatuto das Cidades e na Política Nacional de Meio Ambiente, que aponta as vulnerabilidades e fragilidades que existem nos recursos naturais e precisam ser protegidas.