SSUBEA recebe denúncia de cães presos em carro

Publicado em 4 abril de 2018

Após verificar que havia dois cães trancados dentro de um carro no estacionamento de um shopping da cidade, uma senhora entrou em contato com a Subsecretaria do Bem Estar Animal – SSUBEA, para fazer a denúncia. Prontamente a equipe da subsecretaria foi ao local para averiguação e ficou constatado que os animais, duas vira-latas, sendo uma filhote ainda, estavam presas realmente no veículo e ficando sem ar. A mais adulta estava bem ofegante.

Não foi necessário quebrar o vidro, já que o porta-malas do carro estava destrancada, segundo o pessoal que estava no local e fez a tentativa, foi por onde as cachorras foram retiradas, antes mesmo da chegada da SSUBEA. Além do local estar muito quente e abafado, havia dentro do veículo um galão com gasolina, causando ainda mais mau estar nos animais. Foi ofertada água e elas foram acalmadas por mais duas pessoas que estavam no local dando apoio.

Os servidores da subsecretaria também solicitaram o apoio policial para seguir com o procedimento de resgate das cadelas. Um tempo depois a responsável pelo carro e pelas cachorras apareceu no local e, com muita agressividade e nervosa, chegou gritando palavras de baixo calão para os presentes, não quis ouvir as orientações que a subsecretária, Monique Malhard, tentava repassar, além de desacatar os policiais que chegaram ao local.

Foi necessário o apoio de mais uma viatura para acompanhar o veículo até a 151ª Delegacia de Polícia, onde foi feito o registro do caso, já que esse ato é crime e é uma responsabilidade da Polícia atuar. A SSUBEA pode, como fez, dar o apoio necessário.

Apesar das cadelas estarem bem, aparentemente, e dentro da mala do carro ter dois sacos de ração de boa qualidade, a denúncia seguiu e a dona das cachorras vai responder por maus tratos, desacato a funcionário público e por ameaça. Os responsáveis pelo estacionamento também colocaram-se a disposição para ajudar.

A Subsecretaria do Bem Estar Animal recebe esse tipo de denúncia, e demais maus tratos, pelo telefone 2522-1356, ou diretamente na Rodoviária Sul, fundos – térreo, Ponte da Saudade, onde localiza-se a sala da SSUBEA. Para determinadas denúncias é necessária a comprovação por foto(s) e/ou vídeo(s). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 11 às 17 horas.