Secretaria de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo avança com ações da Prefeitura junto ao MercoSerra

Publicado em 11 Abril de 2018

Instalações do “Supercomputador” no Quitandinha, em Petrópolis

Dando continuidade à integração da Prefeitura de Nova Friburgo ao MercoSerra, o secretário de Ciência e Tecnologia, professor Marcelo Verly, participou na última sexta, 06, de importantes encontros com representantes do Parque Tecnológico da Região Serrana (Serratec) e do Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC), na cidade de Petrópolis.

Na primeira visita técnica o secretário foi recebido pelo Coordenador do Polo Tecnológico, Jonny Klemperer, ​conheceu as instalações e empresas do parque ​e dialogou sobre ​uma ​maior participação de Nova Friburgo no segmento de tecnologia de informação e comunicação (TIC) da Região Serrana. Segundo Klemperer, atualmente, são mais de 60 empresas de pequeno, médio e grande porte que atuam em áreas de biotecnologia, desenvolvimento de software e telecomunicações instaladas na cidade de Petrópolis, empregando mais de 500 colaboradores.

Para o secretário Marcelo Verly, é fundamental que Nova Friburgo desenvolva cada vez mais o potencial do capital humano voltado para a tecnologia e promova maior integração com as cidades de Petrópolis e Teresópolis, no sentido de incluir nossa cidade no cenário tecnológico do país, trazendo empresas deste segmento, gerando empregos qualificados e contribuindo para o desenvolvimento econômico do município.

Em seguida, Verly foi recebido pelo diretor do LNCC, Augusto Cesar Gadelha Vieira, que apresentou os diversos setores da instituição e o “supercomputador”, uma tecnologia que estava na lista dos melhores 500 “supercomputadores” do mundo até recentemente.

Atualmente, a Prefeitura de Nova Friburgo já conta com membros no conselho do Mercoserra, dentre eles o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Bruno Lannes, que faz parte da direção de Tecnologia, entre outros colaboradores que atuam em conjunto a fim de potencializar esse segmento na Região Serrana.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior de Nova Friburgo avança na parceria com Petrópolis e Teresópolis e dá mais um passo para fomentar o consórcio MercoSerra no segmento da Tecnologia.

O Mercoserra é uma rede de negócios e oportunidades formado por representantes do poder público, empresários e sociedade civil organizada dos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. O objetivo é fomentar a economia, a troca de experiências e a divulgação das três cidades serranas. ​