Praças de Nova Friburgo passam por revitalização

Publicado em 16 abril de 2018

Chafariz sendo pintado

Autoridades e o povo de Nova Friburgo estão se organizando para comemorar os 200 anos da cidade. E para que a festa seja completa, a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, está revitalizando alguns pontos centrais. É o caso das Praças Getúlio Vargas, no Centro, e Marcílio Dias, no Paissandu, além do Largo João Batista Bussinger, junto à Ponte Sete de Setembro, também no Centro.

O secretário Amarílio Antônio e subsecretária Patrícia Marques, de Serviços Públicos, mostram-se satisfeitos com alguns dos serviços já iniciados. Na Praça Getúlio Vargas estão sendo plantadas orquídeas junto às árvores. Trata-se uma ação especial, pois as orquídeas estão acima de três metros de altura, como medida de proteção às plantas. Amarílio cita que esse trabalho está apenas começando, através de parceria público-privada entre a Prefeitura e a firma Jardinlândia Flores, com apoio da vereadora Vanderléa Lima. A intenção é que todas as árvores da praça central de Nova Friburgo tenha as suas orquídeas. Doações também são aceitas e podem ser feitas no Comitê Nova Friburgo 200 anos, na Praça Getúlio Vargas, 89 (antigo fórum) ou na Secretaria de Serviços Públicos, na sede da Prefeitura, na Avenida Alberto Braune, 225.

Ainda nessa praça, todos os canteiros estão sendo revitalizados. O trabalho começou pelos canteiros centrais, com o plantio de 400 mudas de beijos, doados pela vereadora Vanderléa, que ainda vai doar outras 400 mudas. Segundo Patrícia, a previsão é que até o início de maio próximo toda a praça esteja revitalizada. O chafariz também recebeu pintura geral. Após uma semana, Amarílio sinaliza que o equipamento volta a funcionar nesta segunda-feira, dia 16, inclusive com a iluminação.

Na Praça Marcílio Dias, no Paissandu, um canteiro, junto ao relógio digital, recebe o serviço de paisagismo. Amarílio cita que a grama já foi plantada e segue o trabalho de plantio de plantas e flores, além de iluminação, também através de parceria público-privada, entre a prefeitura e o empresário Paulo Chelles.

Já o Largo João Batista Bussinger, junto à Ponte Sete de Setembro, inclusive sua fonte, está sendo reformado. A fonte já está jorrando água novamente, após a reforma das instalações elétrica e hidráulica. Nova iluminação também está sendo implantada. Segundo Amarílio, o trabalho prossegue, inclusive os arbustos serão substituídos por flores. A previsão de término das obras também é para o início de maio. Esta é mais uma parceria público-privada entre a prefeitura e o Bar Barbatana e a firma Ultra Cell. “Esse largo vai ficar muito bonito. É mais um presente da Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, à cidade, nos seus 200 anos”, finalizou o secretário Amarílio.