NUPDEC está sendo implantada na Ponte da Saudade e arredores

Publicado em 12 Abril de 2018
 
(http://twitter NULL.com/share)

Na capacitação são dadas aulas de primeiros-socorros, noções de meteorologia, geologia e percepção de risco

A Defesa Civil de Nova Friburgo está ampliando o seu Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) na cidade. Na quarta-feira, 11, ocorreu a abertura de mais uma capacitação, desta vez no bairro Ponte da Saudade agregando, também, moradores do Parque Dom João VI, Parque Imperial e Alto do Mozer.

No total compareceram 20 interessados. A gerente operacional da Defesa Civil, Deborah Lutterbach, comemorou: “foi além das expectativas porque a gente teve um número expressivo de pessoas. Tivemos o apoio da NUPDEC de Amparo que a gente formou no ano passado e está fazendo um trabalho incrível no local e nas redondezas.”

O NUPDEC ocorre em quase todos os municípios, mas em Nova Friburgo é diferenciado pelo tempo de capacitação, fazendo com que seja mais completo, com uma duração em torno de dois meses e meio. Na capacitação são dadas aulas de primeiros-socorros, noções de meteorologia, geologia, percepção de risco, para saber agir da forma correta, entre outros assuntos.

O subsecretário Robson José Teixeira comentou sobre o NUPDEC e lembrou a importante participação voluntária dos moradores: “a ação é um braço avançado da Defesa Civil dentro do bairro, em que um grupo de voluntariado é formado, capacitado, e as pessoas vão agir como a gente, voluntariamente, dentro do bairro. Porqu,e caso aconteça uma catástrofe, uma barreira caia, e caso a Defesa Civil não consiga chegar, eles sabem o que fazer, sabem como tomar as primeiras atitudes e medidas.”

Interessados que forem moradores das localidades citadas devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo telefone da Associação de Moradores e Amigos da Ponte da Saudade (AMAPS), (22) 99945-1328.

Esse trabalho já foi feito em Amparo, Duas Pedras e Córrego Dantas, e as próximas localidades a receberem a ação possivelmente serão Olaria e Nova Suíça. A localidade que tenha interesse em implantar uma unidade de NUPDEC pode entrar em contato com a Defesa Civil.