Guardas municipais irão receber capacitação sobre atuação no trânsito

Publicado em 13 abril de 2018

Inspetor Idney, chefe da academia de formação da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Comandante Freitas, da guarda de Nova Friburgo, e Marcelo Esteves, inspetor regional e chefe de gabinete do Rio

O comandante da Guarda Municipal de Nova Friburgo, Carlos Freitas, participou de uma reunião na capital fluminense, na última quinta-feira (12), com o inspetor regional da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Marcelo Esteves, e com o inspetor Idney, chefe da academia de formação de guardas. O encontro serviu para debater a viabilidade de oferecer o curso de capacitação para atuação no trânsito aos guardas municipais friburguenses.

A capacitação será de 200 horas obrigatória, em torno de um mês e meio. Não há data para início do curso, porém, a expectativa é que ele comece daqui a 30 ou 40 dias, pois, assim a formulação da grade curricular, respeitando os parâmetros estabelecidos pelos órgãos competentes do estado e federal, no que se refere ao trânsito, já estará definida. Desde modo, as datas já poderão ser marcadas.

Os moldes de formulação do curso estão sendo finalizados. Uma equipe de instrutores da capital deve vir a Nova Friburgo para fazer a preparação dos guardas friburguenses, sendo o mais viável já que não seria necessário deslocar um grupo maior de pessoas até a cidade do Rio de Janeiro. Além da área do trânsito, cursos em áreas técnicas também foram oferecidos pelos cariocas.

“O que a gente está buscando é uma melhor qualificação do profissional da Guarda Municipal de Nova Friburgo. A gente vai fazer essa formação e, lógico que dentro das necessidades, o agente que tiver qualificado será utilizado quando for necessário”, comentou o comandante Freitas.

No dia 18 de abril, quarta-feira, o novo comandante da Guarda Municipal, Freitas, junto ao secretário Marques Henrique de Jesus, de Ordem e Mobilidade Urbana, estarão presentes numa reunião para apresentação da linha de trabalho e novas diretrizes do novo gestor aos funcionários da GM. Esse encontro está previsto para as 9h, no auditório do antigo CEFEL, localizado na Rua Luiza Carpenter, n° 13.