Empreendedores recebem certificado por curso de fornecedores e acompanham de perto licitação municipal

Publicado em 10 Abril de 2018

Na manhã desta terça-feira, 10, aconteceu na sede da Acianf, a entrega de certificados para aproximadamente 45 empreendedores locais que participaram do Programa de Capacitação de Fornecedores ocorrido no mês passado, organizado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae e a Acianf.

.

Após a entrega dos certificados, os participantes do evento acompanharam uma licitação real da Prefeitura de Nova Friburgo, na modalidade pregão. A intenção foi mostrar como funciona, na prática, todo o processo administrativo público e torná-lo mais comum aos empreendedores. Ângelo Jaquel Junior, secretário municipal de Infraestrutura e Logística, comentou sobre a importância desta iniciativa: “estamos fazendo uma licitação de agregados, que são materiais para obras como areia e pedra brita, e a gente colocou essa licitação propositalmente porque as empresas de Friburgo participam dessa licitação. Então, o empreendedor que está aqui [ no evento] vai se identificar.”

.

O secretário também falou da visão errada de que nem todos podem participar do acompanhamento de licitações: “Para desmitificar essa história que um grupo seleto de empresário pôde participar, o que na verdade não é, o grande empresário é importante mas o pequeno é essencial. Com isso estamos estimulando também a economia da cidade.”

A coordenadora regional do Sebrae, Fernanda Gripp, comentou sobre a ação: “a Prefeitura está trazendo de forma inédita um pregão real. […] O nosso consultor está passando as informações técnicas, durante o pregão, para que as empresas possam aprender e visualizar como funciona. A intenção desse programa é aumentar o número de fornecedores de Nova Friburgo para a Prefeitura”.

O plano é fazer uma capacitação a cada um ou dois meses para empreendedores locais com intuito de cada vez mais participarem das licitações do Município. O próximo curso será no dia 24 de maio e as inscrições já podem ser feitas no Sebrae e na Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística ou na Sala do Empreendedor. Ressaltando que qualquer munícipe, empreendedor, pode participar das licitações. No site da Prefeitura de Nova Friburgo, pmnf.rj.gov.br, é possível acompanhar os temas que serão tratados neste mês e no mês de maio.