Amamentação é tema de curso voltado para profissionais da saúde em Nova Friburgo

Publicado em 27 abril de 2018

Profissionais da rede pública de saúde municipal participaram, nesta sexta-feira (27), de uma sensibilização sobre amamentação na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Centro. A Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM) é uma capacitação que visa formar incentivadores do aleitamento materno para atuarem nas unidades de saúde.

.

O curso é voltado para profissionais da Atenção Básica, das Estratégias de Saúde da Família, funcionários do Hospital Maternidade e alunos dos cursos da área de saúde. Esta foi a segunda etapa da IUBAAM, cujo início ocorreu em março. Os participantes contaram com palestras de vários multiplicadores, inclusive uma pediatra do Ministério da Saúde. O conteúdo apresentou informações técnicas atualizadas aos profissionais de saúde para que eles repassem as orientações às mães em suas unidades. A estimativa da Subsecretaria de Atenção Básica e da Vigilância em Saúde é que aproximadamente 80 pessoas tenham participado desta capacitação.

Essa Iniciativa tem um papel complementar ao trabalho realizado no Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro que busca tornar o aleitamento materno como o procedimento ideal para alimentação de recém-nascidos, contribuindo significativamente na sua saúde e bem estar.

Além disso, o curso oferece a possibilidade de outras unidades de saúde do Município receberem o certificado de “Unidade Amiga da Amamentação”, concedido pelo Ministério da Saúde. A Policlínica Sylvio Henrique Braune e a Unidade de Saúde do Campo do Coelho já possuem esta certificação em Nova Friburgo.

Ao longo deste ano, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde ainda participarão de outras capacitações da IUBAAM para ampliar a promoção, proteção e apoio à amamentação na cidade.