Secretaria Estadual de Trabalho visita Balcão de Empregos e anuncia mudanças

Publicado em 11 Abril de 2018

Representantes da secretaria Estadual de Trabalho reunidos com o grupo da Subsecretaria

Nesta terça-feira, 10, a Prefeitura de Nova Friburgo, mais especificamente o setor de Balcão de Empregos, recebeu representantes da Secretaria Estadual de Trabalho devido a um ciclo de visitação às unidades do estado. Foram dialogados assuntos técnicos e administrativos, visando o aprimoramento e a retirada de dúvidas com relação ao que estava pendente e também a tentativa de otimização e aumento da captação de vagas e seu preenchimento.

O município de Nova Friburgo, entre 40 postos, é o terceiro do estado a colocar mais gente no mercado de trabalho e é o segundo em captação de vagas, ficando abaixo apenas da capital, o Rio de Janeiro. Em fevereiro, a cidade ofertou 73 vagas e empregou 18 pessoas. Márcio Cabral, representante da Secretaria Estadual de Trabalho, comentou sobre a boa conduta que os candidatos devem apresentar e também sobre a relevância da qualificação, abordando que seria interessante uma parceria entre estado e município para disponibilização dessas capacitações: “porque a gente percebe hoje que mesmo tendo uma oferta razoável muitos dos que são encaminhados não conseguem ocupar essas vagas. Não são qualificados suficientemente. Às vezes, nem na questão técnica, às vezes nem em questões comportamentais.”

Uma nova forma de agendamento para pedidos de Carteira de Trabalho e Seguro Desemprego, nos moldes do Ministério Público, foi apresentada e terá início no dia 23 de abril. O pronto-atendimento não será mais utilizado e os interessados deverão realizar as solicitações pelo Serviço de Atendimento Agendado (SAA) por meio do telefone 158, ligação gratuita, ou pelo site saa.mte.gov.br (http://saa NULL.mte NULL.gov NULL.br).

Eder Carpi, subsecretário do Trabalho e Renda, setor responsável pelo Balcão de Empregos, comentou sobre esse trabalho positivo que tende a crescer mais: “O trabalho do balcão está sendo feito com excelência, conforme constatado pela equipe do Rio. O caminho agora é crescer cada vez mais e buscar atender a população, não só os munícipes de Nova Friburgo mas como em toda a região. […] A gente é referência regional em serviço de qualidade.[…] Estamos conseguindo resgatar a confiança do empregador, coisa que a gente não tinha no município”.

André Ribeiro Verly, friburguense de 23 anos, está tentando uma vaga para auxiliar de produção através do site da Prefeitura. De acordo com o jovem, é importante vários meios de divulgação pois ajudam bastante a quem está correndo atrás.